Fortaleza modernista é revisitada em exposição
20 de janeiro de 2016 |
Os edifícios de implantação da arquitetura moderna em Fortaleza estão retratados em 80 imagens que serão expostas, a partir de hoje, no Museu de Arte da UFC (Mauc). A mostra, chamada O Objeto e a Imagem – um diálogo em preto & branco, reúne fotografias captadas pelo arquiteto Custódio Santos e é uma das ações comemorativas aos 50 anos da graduação em Arquitetura da universidade. Com visitação gratuita, a mostra segue aberta até 29 de fevereiro.
As imagens retratam construções feitas em Fortaleza até o fim dos anos 1970 – como o Palácio da Abolição, a Rodoviária Engenheiro João Thomé, a Assembleia Legislativa do Ceará e a Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel. Segundo Custódio, as fotografias foram produzidas a partir de estudos realizados por professores e alunos do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFC.
Muitas edificações levantadas à época, alerta Custódio, foram degeneradas ao longo dos anos. Por isso, o registro fotográfico funcionará como mecanismo para manter vivos os traços arquitetônicos que marcaram a história fortalezense. “Essa arquitetura está desaparecendo ou está sendo derrubada. Os edifícios estão sendo degradados com intervenções inadequadas. Resolvemos fazer os registros, pois são construções importantes e precisam ser mostradas aos novos arquitetos”, alerta Custódio Santos, que também é presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/Seção Ceará).
Boa parte dos prédios representados na exposição é pública – como a Secretaria da Educação do Estado e o Tribunal de Justiça, ambos localizados no Centro Administrativo do Cambeba. As residências e os prédios particulares, explica Custódio, são os mais afetados pela degradação. “As casas modernistas eram maiores do que as atuais. E estavam localizadas, basicamente, na Aldeota. Em terrenos muito valorizados. Elas acabaram sendo engolidas pelos prédios”, lamenta o arquiteto.
Ao longo do primeiro semestre, o Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFC vai realizar outros eventos alusivos aos 50 anos de implantação da graduação. Uma publicação comemorativa e uma revista especializada devem ser lançadas. Em 2015, foram promovidos encontros, fóruns, coquetéis e debates para marcar o aniversário do curso.
SERVIÇO
O objeto e a imagem – um diálogo em preto & branco
Quando: abertura acontece hoje, 20, às 19 horas. A visitação segue até o dia 29 de fevereiro
Onde: Mauc (avenida da Universidade, 2.854 – Benfica)
Entrada franca.
Telefone: 3366 7481 /3366 7482
Fonte: Jornal O Povo (Repórter: Isabel Costa)