AU

Opinião | Fausto Nilo: A Fortaleza do nosso futuro

Fausto Nilo é arquiteto e urbanista | Foto: Fco Fontenele

Um dia Fortaleza poderá assegurar a habitabilidade de todos seus cidadãos, de qualquer padrão de renda, faixa etária ou estilo de vida. Aqui, cerca de três milhões e meio de pessoas residirão de forma digna, em vizinhanças seguras, conectadas ao resto da Cidade e baseadas em habitações de custos acessíveis. Teremos fácil acesso ao Centro Urbano Reabilitado, onde sua herança cultural edificada será preservada e vivificada. Os lugares de natureza estarão convenientemente protegidos, as orlas limpas, as lagoas acessíveis e as demais centralidades serão reconhecidas como lugares de todos. Nesse futuro, os idosos serão em maior número e a Cidade se antecipará para dar-lhes o conforto merecido.

A 25 anos daqui, Fortaleza já haverá conhecido as formas preferíveis de produzir estruturas compartilháveis para habitação, comércio, indústria, serviços, instituições, lugares de entretenimento e esportes. Viajaremos muito menos, a Cidade terá reduzido sua motorização e os projetos de tráfego serão viáveis e sincronizados com a produção de novos estoques habitacionais. Um plano abrangente terá sido implementado de maneira gradativa e monitorado pela própria população. As áreas de estação do transporte público serão identificáveis como clusters de empregos e focos de vizinhanças, com todas as facilidades típicas e acessíveis por uma caminhada máxima de cinco minutos. A essas melhorias deverão ser acrescidos os projetos de adaptação de assentamentos precários existentes, a eliminação gradativa das situações de riscos e das irregularidades fundiárias.

Fortaleza entenderá que as viabilidades econômicas e as parcerias construtivas entre setores públicos e privados serão eficientes, mas deverão ter seus propósitos e resultados compartilhados, de forma transparente, rigorosamente eficiente, justa, legal e legível a todos.

Na construção da Cidade Compacta e Sustentável, as parcerias para reurbanização serão prioritariamente dedicadas a construir habitações e usos mistos em Corredores de Urbanização Orientados pelo Transporte Público. Este padrão típico é coordenado com projetos de usos do solo e também demanda intervenções urbanas que envolverão propriedades locais situadas nas quadras adjacentes a cada corredor. Assim, a reurbanização produzirá alterações de valores cujos resultados serão compartilhados entre o poder público, os proprietários e os empreendedores do incremento. A essa altura, a Cidade já terá observado a prática vencedora em cerca de 160 cidades do mundo e terá conquistado o clima de confiança indispensável ao êxito dessa mudança.

O sonho é viável e resume propostas que consideraram a história urbana, a atualidade e as tendências urbanas de Fortaleza, pautadas a partir de um inédito e abrangente trabalho de audiências públicas realizadas pelo Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor). Os dados disponíveis, os textos existentes sobre o assunto, as teses acadêmicas, os relatórios urbanísticos já elaborados sobre a Cidade e todas as consequências dos planos urbanos que Fortaleza já elaborou foram determinantes na qualidade do resultado.

A elaboração do Plano Urbanístico e de Mobilidade Fortaleza 2040 é um processo aberto e participativo. Por decisão do prefeito, o plano tem sido conduzido com independência crítica e assumindo o caráter de um plano de Estado, muito mais que um plano imediato de gestão. Dependente de nós mesmos, em 2040 estaremos todos juntos nessa Cidade possível.

Fausto Nilo é arquiteto e urbanista.

Fonte: jornal O Povo

8 respostas

  1. Largo conhecimento técnico baseado em muitos estudos e condução de vários outros Planos Urbanos, alicerçam o exposto nesse texto correto e viável.O Plano dará bons frutos caso seja REALMENTE APLICADO conforme as proposições do Autor. As Unidades de Vizinhanças, autônomas mas interligadas, tornando a Cidade um Sistema Vivo “arejado” nos trará a sonhada qualidade de Vida.

  2. Olha Fausto, sei que você deve estar, pessoalmente, envolvido neste projeto. Isto é verdadeiro, mas é difícil de acreditar que realmente será posto em prática, tendo em vista o caráter e as gestões de nossos políticos.
    Se o projeto se transformar em ação será fantastico.

  3. Esta cidade que tanto amamos, Fortaleza, que em pouco mais de um século, sim, considerando o seu desenvolver mais acentuado a partir das primeiras décadas do seculo XX, saiu da condição de uma província comercial, cultural e urbanística para ser uma metrópole de quase três milhões de habitantes. Pungente no comercio, cultura e urbanismo tendo como patrimônio um povo empreendedor. Em todo caso, paga caro esta rápida transição. Bom saber que a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado do estejam discutindo a Fortaleza 2040. Este artigo do urbanista Fausto Nilo,síntese do que está sendo produzido, no repensar, assegura esperanças que teremos uma cidade humana e acolhedora, com os ingredientes acolhedores de seu povo e seu clima.
    Galba Gomes

  4. Fico feliz por sua grande participação e entusiasmo nos projetos para o desenvolvimento de Fortaleza; P.S.espero que o prefeito lembre que os suburbanos também merecem serem favorecidos,pois até o presente momento pouco tem sido feito em prol deles.

  5. Amigo Fausto,
    Fiquei mais esperançoso com esse seu pensamento. Tomara que as administrações sequenciais deem o devido crédito a essa possibilidade. O povo fortalezense merece o conforto de uma cidade assim
    Grande abraço.
    Pardal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/CE promove minicurso “Marketing digital para arquitetos(as)”

Participe do BOAS-VINDAS CAU

Nota oficial sobre a demolição do Edifício São Pedro

Skip to content