Destaques

VII Seminário do Patrimônio Cultural discute memória e acontece de 27 a 29 de abril

Com o tema “Nossos Lugares, Nossas Memórias” e integrando a programação dos 290 anos de Fortaleza, a sétima edição do Seminário do Patrimônio Cultural acontece de 27 a 29 de abril, no Museu da Indústria. A programação visa despertar o olhar do fortalezense sobre questões relativas à memória e ao direito a elas, a partir da identificação e do reconhecimento dos bens culturais materiais e imateriais de nossa cidade.

As inscrições estão abertas e os participantes com, no mínimo 75% de presença, terão direito à certificado. Interessados deverão se inscrever através do formulário online disponível aqui. Estão sendo ofertadas 150 vagas, que serão preenchidas por ordem de inscrição.

A programação é gratuita e contará com palestrantes e mediadores locais e nacionais que são referência no tema. Entre os destaques a palestra “Memórias, lugares e identificação com o patrimônio cultural”, com Regina Abreu (doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com experiência em Memória Social, Patrimônio Cultural, Museus, Audiovisual e Estudo de Trajetórias); e as mesas redondas “Visibilidade, Ambiência e Integração: os desafios de proteção do entorno de bens tombados”, com Sônia Rabello (Presidente da Federação das Associações de Moradores do Município do Rio de Janeiro) e Natália Miranda Vieira (Universidade Federal de Pernambuco) e “Tecnologia e patrimônio cultural: estratégias de pertencimento na cidade”, com Giselle Beiguelman (Universidade de São Paulo), Cláudia Marinho (Universidade Federal do Ceará) e Eurico Vasconcelos (Universidade de Fortaleza).

O Seminário deste ano busca promover reflexões  não apenas para aspectos teóricos em torno da memória, mas também discutir métodos que ajudem a pensar e agir para a valorização do patrimônio cultural da cidade”, convida o gerente de educação patrimonial da Secultfor, Adson Rodrigo.

O público-alvo do VII Seminário do Patrimônio são estudantes de ensino fundamental e médio; estudantes do ensino superior das áreas de Patrimônio, Arquitetura, História, Geografia, Turismo, Artes Visuais, dentre outras; professores da rede municipal e estadual de ensino; pesquisadores ; detentores(as) de bens registrados como patrimônio imaterial; organizações da sociedade civil; representantes de movimentos sociais; profissionais de turismo; profissionais da educação e demais interessados.

O objetivo do Seminário é contribuir para reflexões em torno das políticas públicas voltadas para a valorização e preservação do patrimônio cultural da cidade, em busca de promover ações de sustentabilidade e de percepção mais crítica para nossos bens culturais.

O VII Seminário do Patrimônio Cultural é uma realização da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, com o apoio do Museu da Indústria, da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho / IACC, do Programa de Pós-Graduação em Artes ICA / UFC e da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova) e organização do Instituto Ânima Cult.

 Serviço:

VII Seminário do Patrimônio Cultural
Quando: De 27 a 29 de abril

Onde: Museu da Indústria (Rua Dr. João Moreira, 143 – Centro)

Inscrições através do formulário:https://docs.google.com/forms/d/1lRE2sO7j6t3TQgsBKkIKZnP_PniTQY8XiNvzcnUw-jk/viewform.

Vagas: 150. *Por ordem de inscrição.
Mais informações: 3105.1291 / 3105.1386

Programação gratuita

Programação completa

CURSOS

Workshop: R.U.A. Fortaleza. Laboratório nômade de práticas cartográficas, artísticas e culturais urbanas.

Quando: Dias 27, 28 e 29 de abril, de 8h30min às 12h.

Onde: Casa da Cultura Digital (Calçadão da Praia de Iracema, ao lado do Largo do Mincharia).

Ministrante: Lilian Amaral (artista visual e pesquisadora no 7º. Seminário de Patrimônio Cultural com Palestra e Workshop: R.U.A Fortaleza….como Rede Internacional de Educação Patrimonial em contexto Iberoamericano – www.oepe-es / riep e Media Lab / UFG-  UFG. Vagas: 25.

Inscrições: na Casa de Cultura Digital a partir do dia 22 de abril de 2016, por ordem de chegada, das 14h às 16h30, até 26 de abril de 2016 até às 12h (se ainda houver vagas).

Curso: Princípios em conservação de acervos de bens móveis (esculturas e telas)

Quando: Dias 27, 28 e 29 de abril, de 8h às 12h.

Onde: Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (Avenida Francisco Sá, 1801 – Jacarecanga).

Ministrante: Antônio Vieira. Vagas: 15.

Público-alvo: Arquitetos, Designers, Estudantes de Artes, Histórias e áreas afins.

Inscrições: na Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho  e por ordem de chegada a partir do dia 22 de abril de 2016, das 8h às 12h e das 14h às 17h até o dia 26 de abril de 2016 até às 12h (se ainda houver vagas).

Mais informações: 3105.1291.

*Os inscritos no Seminário não estão escritos nos cursos. A certificação dos cursos é extra ao evento.

QUARTA-FEIRA, DIA 27 DE ABRIL

8h às 17h – Credenciamento.

13h30 – Abertura do evento.

14h às 15h30 – Palestra Magna: “Memórias, lugares e identificação com o patrimônio cultural”. Palestrante:Regina Abreu (Unirio). Mediadora: Clélia Monastério (COMPHIC/ IAB)

15h30 – 16h – Intervalo Cultural

16h às 18h – Mesa redonda de debate: “Fortaleza se identifica com o Patrimônio Cultural?”. Mediador: José Clerton Martins (Unifor). Participantes: Mariana Marques (Revista Vós); Altemar Muniz (COMPHIC/ ANPUH – CE); Alexandre Jacó (IPHAN-CE); Jaime Leitão (Arquiteto); André Holanda (Sinduscon); Luis Sabadia (Museu da Indústria); e Descartes Gadelha (Artista).

QUINTA-FEIRA, DIA 28 DE ABRIL

13h30 às 15h30 – Mesa redonda: “Visibilidade, Ambiência e Integração: os desafios de proteção do entorno de bens tombados”. Palestrantes: Sônia Rabello (Presidente da Federação das Associações de Moradores do Município do Rio de Janeiro) e Natália Miranda Vieira (Universidade Federal de Pernambuco – UFPE). Mediador: Francisco Veloso (COMPHIC/ IPHAN).

15h30 – 16h – Intervalo

16h às 18h – Mesa redonda: “Tecnologia e patrimônio cultural: estratégias de pertencimento na cidade”. Palestrantes: Giselle Beiguelman (Universidade de São Paulo – USP), Cláudia Marinho (Universidade Federal do Ceará – UFC), Eurico Vasconcelos (Universidade de Fortaleza – UNIFOR), Adson Pinheiro (Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza). Mediadora: Carolina Ruoso (SECULT-CE).

18h – Lançamento do livro Páginas do Patrimônio Cultural.

SEXTA-FEIRA, DIA 29 DE ABRIL

13h30 às 14h – Palestra: “Memória imaterial”. Palestrante: Erotilde Honório.

14h às 15h30 – Mesa-redonda: “Os sentidos da imaterialidade”. Palestrante: Iranilson Buriti de Oliveira (UFCG), Maria de Lourdes Macena Filha (IFCE) , Berenice Abreu (Uece). Mediadora: Ana Paula Bezerra (COMPHIC / ANPUH).

15h45 – 16h– Intervalo

16h às 18h – Mesa-redonda: “Gestão e financiamento do Patrimônio Cultural: interfaces de preservação e desenvolvimento local”. Palestrantes: Margareth Matiko Uemura (Instituto Pólis – SP) e Paulo Victor Gomes Feitosa (Quitanda das Artes Agência e Produtora Cultural – CE).

18h – Lançamento da Coleção Pajeú / Encerramento com o Maracatu Nação Fortaleza.

*Programação sujeita a alteração

Fonte: Prefeitura de Fortaleza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Escritório cearense vence o Prêmio ArchDaily Brasil Obra do Ano 2024

CAU/CE representado na Conferência Trienal de Fiscalização do CAU/BR

CAU/CE promove minicurso “Marketing digital para arquitetos(as)”

Skip to content