Destaques

Conselho das Cidades aprova resolução proposta pelo CAU/CE que visa fixar arquitetos nos municípios cearenses

25ª reunião ordinária do Conselho Estadual das Cidades

Foi aprovada, na 25ª reunião ordinária do Conselho Estadual das Cidades (ConCidades), a Resolução Recomendada Nº 5, de 11/04/2016. Proposta pelo presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU/CE), Odilo Almeida Filho, membro do ConCidades, a Resolução dispõe sobre recomendação para fortalecimento das políticas de desenvolvimento urbano através do incentivo à residência de arquitetos e urbanistas nos municípios.

Conforme dados de 2016 do CAU/CE, constata-se carência desses profissionais na grande maioria das cidades cearenses. Apenas 35 dos 184 municípios (19%) possuem arquitetos e urbanistas residentes, concentrando 92% dos profissionais do estado. Os números indicam uma dificuldade efetiva para a implementação de políticas de desenvolvimento urbano e de assistência técnica pública e gratuita para projeto e construção de habitação de interesse social nos municípios.

Diante do exposto, a Resolução vem recomendar a adoção de políticas de incentivo à fixação de arquitetos e urbanistas nas cidades que ainda não contam com esses profissionais. Uma dessas políticas seria, justamente, a criação do “Programa de Residência Universitária Para Arquitetos e Urbanistas”, destinado aos recém-formados para atuarem nos municípios cearenses, preferencialmente em atividades de planejamento urbano e regional e habitação de interesse social.

Segundo Odilo Almeida, a ideia da proposta deu-se como busca de solução para o crescimento rápido e desordenado das pequenas e médias cidades brasileiras, associando esse contexto à má distribuição geográfica de arquitetos e urbanistas. No caso cearense, concentrados, predominantemente, na Região Metropolitana de Fortaleza. Então, para estimular uma distribuição mais equilibrada dos profissionais, a iniciativa visa promover Residência Universitária, com bolsa de estudos e título de pós-graduação.

“Seria uma forma do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria das Cidades, fazer uma aproximação dessa mão de obra, sem a qual não há política de desenvolvimento urbano, com os municípios”, explica o presidente do CAU/CE.

8 respostas

  1. Concordo com essa iniciativa do CAU/CE, pois, além de ajudar muitos recém formados, com experiências e conhecimentos de sua área, ajudaria no desenvolvimento das cidades.

  2. A MAIORIA DAS PREFEITURAS DO PAIS SO TEM ENGENHEIROS NO SEU QUADRO DE PROFISSIONAIS DO DEPTO DE OBRAS PQ AS MESMAS SO SE IMPORTAM EM MAQUIAR ORÇAMENTOS E POUCO COM A QUALIDADE DE VIDA DO CIDADÃO URBANO. EU ESTOU HA 30 ANOS NO MESMO MUNICIPIO QUE TEM 7MIL HABITANTES E NUNCA CONSEGUI PARTICIPAR DE QUALQUER SITUAÇÃO PERTINENTE Á ORGANIZAÇÃO E FUNCIONALIDADE DO MINIMO QUE SEJA DO DESENVOLVIMENTO DO MEU MUNICIPIO POR QUESTÕES MERAMENTE POLITICAS E HJ CONVIVO COM UMA PREFEITURA DIRIGIDA POR DUAS ENGENHEIRAS CIVIS RECEM FORMADAS QUE EM NADA CONTRIBUEM PARA A EVOLUÇÃO URBANA DE UM MUNICIPIO QUE APESAR DE PEQUENO TEM SEIS LOTEAMENTOS SEM A MINIMA CONDIÇÃO DE COEXISTIREM.

  3. Parabéns ao Odilo e a equipe do CAU. Excelênte oportunidade de mostrar o nosso reconhecimento.

  4. Louvo esta proposta do CAU, pois trabalho no interior e tenho muita dificuldade em desenvolver certo tipo de trabalho, principalmente Urbano. Penso que vindo mais profissionais para o interior, mais esclarece a comunidade e melhor arquitetura se faz.
    Também tenho interesse em saber como anda a fiscalização. Porque aqui, em Tianguá, acho que nunca se fez um RT. Inclusive queria o telefone de vocês para pegar algumas instruções.
    Coloco-me a disposição do Conselho.
    Abigail

  5. Que tal as prefeituras contratarem arquitetos para compor o seu corpo técnico?? Sobretudo um corpo técnico compartilhado, a partir de consórcios entre os próprios municípios, para que as despesas sejam rateadas de forma a se tornar viável… Isso traria emprego e levaria os arquitetos para os interiores, deficit visto pelo censo do CAU.

  6. Parabéns CAUCE pela iniciativa, através do nosso presidente, senhor Odilo Almeida Filho e equipe !

    Trabalho há em qualquer lugar.

    É notório aqui em Tianguá/CE, cidade de minha infância, dos negócios de meus pais (agricultura hidropônica), e que escolhi para morar e trabalhar, que ainda há uma certa dificuldade de entendimento das atribuições profissionais no que tange: em projeto de arquitetura, projetos complementares, assessoria, consultoria e execução de obra, pela sociedade, que é bem esclarecida, mas não entendida. Quanto mais às questões urbanísticas, passa longe de entendimento.

    Essa iniciativa pode nos ajudar e fortalecer o desenvolvimento no interior, sobretudo organizar o crescimento urbano, resultando numa melhor qualidade de vida. Imagino que a iniciativa deva vir atrelada as questões de legislação e incentivos econômicos e fiscais, para uma mudança significativa.

    Estou à disposição do CAUCE para somar forças não só em Tianguá como na Grande Ibiapaba, setor oeste do estado do Ceará.

    Atenciosamente,

    Edmilson Kuroki
    arquiteto e urbanista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/CE promove minicurso “Marketing digital para arquitetos(as)”

Participe do BOAS-VINDAS CAU

Nota oficial sobre a demolição do Edifício São Pedro

Skip to content