Destaques

Núcleo do IAB-CE é fundado em Sobral

Na manhã do dia 3 de maio, no Instituto Superior de Teologia Aplicada (Inta), houve a instalação provisória do Núcleo Sobral do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Ceará (IAB-CE), coordenada pelo presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU/CE), Odilo Almeida, também membro do conselho superior do IAB-CE.

Fundação do Núcleo Sobral do IAB-CE

Como parte da programação da viagem do Conselho ao município, numa iniciativa de integração das entidades, o evento teve participação do conselheiro Romeu Duarte, ex-presidente nacional do IAB, da conselheira Marcely Luiza Barreira e do ex-presidente nacional do IAB, Campelo Costa, além de arquitetos da região.

Na ocasião, Odilo Almeida explicou sobre a estrutura organizativa da entidade e a importância da associação ao núcleo, com a necessária filiação ao IAB. Como um dos representantes do Instituto, Romeu Duarte lembrou a história da entidade nacional, fundada em 1921, ressaltando o fato de dois arquitetos cearenses terem passado pela presidência nacional.

Campelo Costa relatou sua experiência como presidente do IAB, destacando a função política dos membros da entidade em favor da Arquitetura e Urbanismo. E Romeu Duarte esclareceu que os núcleos em municípios do interior têm sido cada vez mais necessários devido ao crescimento dessas cidades, para as quais arquitetos e urbanistas são importantes, sobretudo, para o planejamento urbano.

Como primeiro passo, uma comissão provisória foi constituída. As etapas seguintes devem acontecer futuramente.

Arquitetos da região participam do evento

Saiba

De acordo com o Estatuto do IAB-CE, uma de suas finalidades é “congregar o(a)s arquiteto(a)s e urbanistas do Brasil para a defesa da categoria e da profissão, promovendo o desenvolvimento da arquitetura e urbanismo em todos os seus campos de atuação”.

O que é um núcleo do IAB

Uma instância organizada dos associados residentes num município ou região;

Tem diretoria formada por Presidente, Secretário e Tesoureiro, eleita pelos sócios titulares do IAB-CE residentes na sua jurisdição;

Tem dois representantes no Conselho Estadual do IAB-CE, o Presidente do Núcleo e um representante eleito.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Escritório cearense vence o Prêmio ArchDaily Brasil Obra do Ano 2024

CAU/CE representado na Conferência Trienal de Fiscalização do CAU/BR

CAU/CE promove minicurso “Marketing digital para arquitetos(as)”

Skip to content