AU

“Queremos levar Arquitetura e Urbanismo para todos”, afirma presidente do CAU/CE

Reunião com o Chefe de Gabinete da Prefeitura de Sobral, Luciano Filho

Em reunião com o Chefe de Gabinete da Prefeitura de Sobral, Luciano de Arruda Filho, os representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU/CE) puderam estabelecer uma interlocução, que se propõe efetiva, com o poder público a fim de colocar em pauta questões referentes ao direito à Arquitetura e Urbanismo.

O encontro aconteceu no dia 3 de maio, como parte da programação da entidade no município, e teve participação do presidente do CAU/CE, Odilo Almeida, e do conselheiro Romeu Duarte, além do ex-presidente nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Campelo Costa, e da Secretária de Urbanismo do Sobral, Gizella Melo Gomes.

Os representantes do CAU/CE destacaram a missão da entidade de levar Arquitetura e Urbanismo para todos

O presidente do CAU/CE destacou a missão da entidade de auxiliar as gestões urbanas dos municípios no que diz respeito à oferta de mão-de-obra de arquitetos e urbanistas. Ele lembrou dados expressivos: em 138 municípios do Ceará, 74% deles não têm arquitetos. “Da mesma forma que não se faz políticas de saúde sem médicos ou políticas de educação sem professores, não se faz políticas de desenvolvimento urbano sem arquitetos e urbanistas”, comparou.

De acordo com Odilo Almeida, é necessário focar em ações que possam garantir o acesso à Arquitetura e Urbanismo para os 92% da população que não dispõem desse direito, pois, de acordo com a Lei nº 11. 888, de 2008, toda  família com renda mensal de até três salários mínimos, residentes em áreas urbanas ou rurais, tem o direito à assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social para sua própria moradia. “Então, segundo esse viés, nós queremos levar Arquitetura e Urbanismo para todos”, ressaltou o presidente do CAU/CE.

2 respostas

  1. Uma sugestão: Propaguem os serviços de arquitetura pois a grande maioria não conhece a importância de um projeto.
    Façam propagandas no rádio, na televisão, internet.
    Essas propagandas de “CONTRATE UM ARQUITETO”; “PROJETO, SÓ COM UM ARQUITETO”, não servem pra nada.
    Deve ser esclarecida à população qual o papel do arquiteto.
    Ele pode fiscalizar?
    O que ele projeta?
    Serve pra que?
    E principalmente, quais os benefícios de se contratar um arquiteto?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Escritório cearense vence o Prêmio ArchDaily Brasil Obra do Ano 2024

CAU/CE representado na Conferência Trienal de Fiscalização do CAU/BR

CAU/CE promove minicurso “Marketing digital para arquitetos(as)”

Skip to content