Destaques

Arquitetura e Urbanismo em Debate traz como tema a democracia brasileira

Composição da mesa: Valton Miranda, psiquiatra; Custódio Santos, presidente do IAB-CE; Jeferson Salazar, presidente da FNA; Odilo Almeida, presidente do CAU/CE
Composição da mesa: Valton Miranda, psiquiatra; Custódio Santos, presidente do IAB-CE; Jeferson Salazar, presidente da FNA; Odilo Almeida, presidente do CAU/CE

Trazendo como tema a democracia brasileira, Arquitetura e Urbanismo em Debate do mês de junho proporcionou uma discussão atual, traçando aspectos importantes do panorama social e político do País. Realizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento do Ceará (IAB-CE), com apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU/CE), o evento aconteceu na última quarta-feira, 22, na Assembleia Legislativa.

Como convidados, estiveram presentes o presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Jeferson Salazar, e o psiquiatra e analista político Valton Miranda. O presidente do CAU/CE, Odilo Almeida, também compôs a mesa, coordenada pelo arquiteto Custódio Santos, presidente do IAB-CE.

Jeferson Salazar destacou que o debate é de difícil apreensão, dada a complexidade em “definir cenários” e “vislumbrar horizontes”. Assim como o presidente da FNA, Valton Miranda ressaltou que os tempos são perigosos para a democracia brasileira, sobretudo porque o País não dá sinais de ter superado uma cultura que vai de encontro aos processos democráticos. Para o psiquiatra, no entanto, alguns setores da sociedade, entre eles, os arquitetos e urbanistas, já começaram a entender as questões envolvidas e, portanto, têm se mobilizado de forma coerente.

Para Jeferson Salazar, sob o argumento de corrupção, está havendo o retrocesso de políticas públicas. Ele acrescentou que a corrupção deve ser combatida, mas ela não pode ser um argumento vazio para o estabelecimento de medidas que põem em risco as “nossas estruturas econômicas”, disse, referindo-se a Projetos de Lei que pretendem abrir a economia às empresas estrangeiras. Ele enfatizou que toda essa discussão é muito ampla, passando também pela gestão e o planejamento das cidades. “Estamos falando, inclusive, da soberania nacional”. “A cidade, como espaço de produção de cultura, não pode ser domínio de grupos econômicos estrangeiros”, afirmou.

O presidente do CAU/CE, Odilo Almeida, falou sobre a importância de debater o assunto e expressou o desejo de que momentos semelhantes possam se repetir a fim de que a população tenha uma participação mais ativa nos processos políticos que têm se desenvolvido no Brasil.

Promovido pelo IAB-CE, Evento aconteceu na Assembleia Legislativa com a participação de arquitetos e estudantes
Promovido pelo IAB-CE, evento aconteceu na Assembleia Legislativa com a participação de arquitetos e estudantes

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Escritório cearense vence o Prêmio ArchDaily Brasil Obra do Ano 2024

CAU/CE representado na Conferência Trienal de Fiscalização do CAU/BR

CAU/CE promove minicurso “Marketing digital para arquitetos(as)”

Skip to content