Destaques

Homenagem ao arq. Liberal de Castro e posse da nova diretoria do IAB-CE marcam evento do Dia do Arquiteto

Arquiteto e professor Liberal de Castro recebe homenagem no Dia do Arquiteto e Urbanista

A homenagem ao arquiteto cearense José Liberal de Castro marcou o evento comemorativo do Dia do Arquiteto e Urbanista – 15 de dezembro. Um dos nomes significativos da arquitetura no estado, o homenageado tem um grande legado na área, sendo um dos fundadores do curso da Universidade Federal do Ceará (UFC). Na manhã do último sábado, 10 de dezembro, amigos e profissionais se reuniram em solenidade no Museu da Indústria para prestigiá-lo.

Como um dos primeiros alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFC, Fausto Nilo prestou honras ao professor Liberal de Castro, lembrando os tempos passados e chamando atenção para a importância do mestre naquele contexto. O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU/CE), Odilo Almeida, encorajou os profissionais a “enxergarem longe” a partir da enorme contribuição deixada por homens como Liberal. Na ocasião, houve o lançamento do livro Passeio Público – Espaços, Estatuária e Lazer, de autoria do homenageado.

A data também foi marcada pela cerimônia de posse da nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil, departamento do Ceará (IAB-CE). A atual chapa foi reeleita para o triênio 2017-2019. O presidente Custódio Santos destacou as realizações da entidade durante o período, como a consolidação do evento mensal Arquitetura e Urbanismo em Debate, o projeto de assistência técnica e a volta do Prêmio Gentileza Urbana.

Depois da solenidade, os arquitetos e urbanistas confraternizaram durante o almoço no Passeio Público, um espaço histórico e de grande valor arquitetônico para Fortaleza. Como em anos anteriores, foi um momento para reencontrar amigos e parceiros de profissão na data que celebra o nascimento de  Oscar Niemeyer. O evento comemorativo do Dia do Arquiteto e Urbanista é uma realização do CAU/CE e do IAB-CE.

Profissionais comemoram Dia do Arquiteto e Urbanista
O arquiteto Fausto Nilo fala sobre Liberal de Castro
Presidente do CAU/CE faz considerações sobre o Dia do Arquiteto e Urbanista

Profissionais confraternizam no Passeio Público

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Escritório cearense vence o Prêmio ArchDaily Brasil Obra do Ano 2024

CAU/CE representado na Conferência Trienal de Fiscalização do CAU/BR

CAU/CE promove minicurso “Marketing digital para arquitetos(as)”

Skip to content