Destaques

Acústica arquitetônica é tema de palestra no CAU/CE

Um aspecto bastante relevante que muitas vezes é deixado em segundo plano, a acústica ganha destaque na visão do arquiteto Daniel Sampaio, que desde 2009 desenvolve projetos de acústica urbana e arquitetônica. O profissional abordará o tema na palestra “Projetando para os ouvidos”, realizada no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU/CE) no dia 15 de fevereiro, às 18h30, na sede da entidade.

Daniel ressaltará a importância da acústica nos projetos arquitetônicos. Além disso, ele enfatizará a necessidade dos arquitetos entenderem as consequências da Norma de Desempenho NBR 15575 e das leis municipais que tratam de acústica. Para ele, muitos profissionais trabalham “sem seguir esses parâmetros por total desinformação”.

O arquiteto tratará o conteúdo de forma dinâmica, apresentando análises de casos em edifícios de Fortaleza. Entre outros aspectos, também serão discutidos: patologias acústicas, efeitos do ruído sobre o homem e como fazer o cliente economizar na execução da obra.

“Um projeto precisa contemplar todos os aspectos, perpassando, inclusive, os auditivos. Às vezes, o arquiteto pensa que o projeto acústico é só para auditórios ou salas de conferência”, diz. Ele, entretanto, explica que mesmo um quarto sem um desempenho mínimo de acústica pode tornar-se um grande transtorno na vida de uma pessoa.

 

*Daniel Leite Sampaio desenvolve projetos de acústica urbana e arquitetônica desde 2009. É graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Ciências Humanas ESUDA. Atualmente, faz pós-graduação em Acústica Arquitetônica pela Faculdade de Ciências Humanas ESUDA.

 

Serviço

Palestra Projetando para os ouvidos

Data: 15 de fevereiro de 2017 (quarta-feira)

Horário: 18h30 às 20h30

Local: sede do CAU/CE – Av. Santos Dumont, 2626, Ed. Plaza Tower, Loja 15

Inscrições: 85 30556440 | atendimento@cauce.org.br (Informar: nome, telefone, e-mail, se é profissional ou estudante)

Aberto ao público | 30 vagas

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Escritório cearense vence o Prêmio ArchDaily Brasil Obra do Ano 2024

CAU/CE representado na Conferência Trienal de Fiscalização do CAU/BR

CAU/CE promove minicurso “Marketing digital para arquitetos(as)”

Skip to content