Destaques

Projetos arquitetônicos do Ceará disputam o prêmio internacional Building of the Year, do portal ArchDaily

Bloco Administrativo – Campus Avançado da UFC em Crateús | Foto: Joana França

 

A arquitetura cearense tem sido destaque no panorama nacional e mesmo internacional. Exemplo disso são os vários projetos que concorrem e são premiados em concursos diversos. Mais recentemente, a oitava edição do prêmio anual Building of the Year, promovido pelo portal ArchDaily, apresenta pela primeira vez três projetos do Ceará.

São eles: o Bloco Administrativo do Campus Avançado da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Crateús (Rede Arquitetos e Croquis Projetos), o Campus Avançado da UFC em Russas (Rede Arquitetos e RiArquitetura) e o Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza (Architectus). Os edifícios cearenses concorrem nas categorias Educational Architecture e Public Architecture, nas quais apenas quatro projetos brasileiros disputam em cada uma.

Para Bruno Braga, do escritório Rede Arquitetos e um dos autores de dois dos projetos citados, a participação em certames tem sido um propósito. Só em 2016, foram mais de cinco inscrições em concursos. Entre os mais significativos, ele destaca a X Bienal Ibero-americana de Arquitetura e Urbanismo (BIAU), quando o projeto do Bloco Administrativo do Campus da UFC, em Crateús, esteve entre os 15 projetos brasileiros selecionados.

Em dezembro de 2016, o Rede Arquitetos, integrado também por Bruno Perdigão, Igor Ribeiro e Luiz Cattony, recebeu menção honrosa no Prêmio Asbea (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura) pelo projeto Casa de Sementes, desenvolvido para organização não governamental Esplar.

O escritório Architectus, formado por Alexandre Landim, Elton Timbó, Mariana Furlani e Ricardo Saboia, também concorrente no prêmio do ArchDaily, no ano passado teve o projeto do Parque Rachel de Queiroz, em Fortaleza, premiado com menção honrosa pelo Programa das Nações Unidas para Assentamentos Urbanos (ONU-Habitat), no qual foram inscritos 146 projetos de 16 países.

Sobre participar de mostras competitivas e concursos, Bruno Braga explica que esse é um nicho no qual eles têm buscado se firmar. “Nós não trabalhamos com grandes construtoras ou estamos inseridos num grande mercado de interiores. Então tentamos outras formas de ganhar visibilidade”, diz.

No prêmio Building of the Year, entram em votação pública os trabalhos que foram publicados no site, divididos em categorias de acordo com o tipo de projeto – residencial, educacional, público, religioso etc. Os leitores têm até 31 de janeiro para selecionar os favoritos em 16 categorias para a lista de finalistas. 

 

Clique para conhecer os projetos concorrentes

 

Para votar nos projetos cearenses:

Bloco Administrativo – Campus Avançado UFC Crateús (categoria Educational Architecture)

Arquitetura: Rede Arquitetos (Bruno Braga, Bruno Perdigão, Igor Ribeiro) e Croquis Projetos (Custódio Santos e Renan Cid) | Coordenação: Neudson Braga

Campus Avançado UFC Russas (categoria Educational Architecture)

Arquitetura: Rede Arquitetos (Bruno Braga, Bruno Perdigão, Igor Ribeiro) e RiArquitetura (Ricardo Braga e Inês Sobreira) | Coordenação: Neudson Braga

Terminal Marítimo de Passageiros (categoria Public Architecture)

Arquitetura: Architectus (Alexandre Landim, Elton Timbó, Mariana Furlani e Ricardo Saboia)

 

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Escritório cearense vence o Prêmio ArchDaily Brasil Obra do Ano 2024

CAU/CE representado na Conferência Trienal de Fiscalização do CAU/BR

CAU/CE promove minicurso “Marketing digital para arquitetos(as)”

Skip to content