CAU na Mídia

Pesquisa Datafolha: 82% das moradias do país são feitas sem arquitetos(as) ou engenheiros(as)

Dentre 50 milhões de brasileiros que já fizeram obras de reformas ou construção, 82% não contrataram serviços de profissionais tecnicamente habilitados, arquitetos ou engenheiros.  São obras irregulares, sem registro de projeto e execução junto aos órgãos competentes.

 

A constatação é de pesquisa recém realizada pelo Instituto Datafolha com exclusividade para o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. A boa notícia é que o percentual diminuiu em relação a 2015, quando uma primeira pesquisa constatou ser de 85%.  Além disso, cada vez mais brasileiros estão contratando arquitetos e urbanistas.

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR HOTSITE SOBRE A PESQUISA

 

Mestres de obras e pedreiros são a opção mais usada por quem constrói ou reforma no Brasil.  Trata-se de um caso clássico do “barato que sai caro”, conforme o CAU Brasil descobriu por meio de uma pesquisa qualitativa realizada também em 2015. Grande maioria dos entrevistados disse que a experiência foi ruim, por uma série de problemas: planejamento (como dificuldade em orçar a obra), mão de obra (muitas vezes o serviço tem que ser refeito) e material desperdício de materiais.

 

Maioria considerável dos entrevistados em 2022 (84%) considera que problemas construtivos (falta de pisos ou forros, paredes rachadas, ausência de banheiro, muitas pessoas ocupando um mesmo cômodo) nas moradias configuram uma questão de saúde pública, como ficou evidente na epidemia da Covid-19. O Brasil tem hoje 25 milhões de moradias precárias, segundo a Fundação João Pinheiro.

 

Pesquisa Datafolha 2022

 

“Os números são preocupantes para a segurança e a saúde da população”, afirma a arquiteta e urbanista Nadia Somekh, presidente do CAU Brasil. Ela lembra que tragédias como desabamento em abril de 2019 de dois prédios construídos irregularmente na comunidade de Muzema, no Rio de Janeiro, causando 24 mortes, também ressaltam o quadro grave existente por detrás dos percentuais mostrados pela pesquisa. Da mesma forma o desabamento em junho de 2021 de um edifício de quatro andares na comunidade de Rio das Pedras, também no Rio de Janeiro, causando a morte de pai e filha.

 

12/04/2021: dois prédios construídos irregularmente desabaram na comunidade de Muzema, no Rio, matando 24 pessoas

 

03/06/2021: um edifício de quatro andares desabou na comunidade de Rio das Pedras, na cidade do Rio de Janeiro. Um homem e uma criança ―pai e filha― morreram e quatro adultos foram resgatados com vida.

 

De igual forma, as recentes tragédias de Petrópolis, com 233 mortes, e Franco da Rocha, com 32 mortes, não deixam de estar relacionadas ao quadro, em que pese outros fatores relevantes como a chuva excepcional, a falta de um planejamento urbano integrado e a negligência do poder público quanto à ocupação de morros. 

 

“Fica evidente que a questão habitacional no Brasil não se resume apenas à construção de novas habitações ou a transformação de imóveis ociosos em moradias. O país precisa de uma solução de escala para a melhoria das habitações já existentes, especialmente nas periferias e bolsões de pobreza dos centros das cidades”, afirma a presidente do Conselho em artigo publicado pelo Portal do Estadão em 25 de maio de 2022.

 

A assistência técnica em habitação de interesse social (ATHIS), promovida pelo poder público, é o instrumento para disponibilizar os serviços dos arquitetos para a população de baixa renda, de forma gratuita, uma vez que o poder público remuneraria a elaboração de projetos de reformas e construções.

 

A ATHIS é prevista na Lei 11.888/2008, para famílias com renda até três salários-mínimos. O Orçamento da União prevê recursos para Prefeituras e Estados criarem programas ATHIS, mas a implementação no país não passa de 30 municípios.  A ampliação desse número é defendida em “Carta aos Pré-Candidatos nas Eleições de 2022”, elaborada pelo CAU Brasil e outras seis entidades de arquitetos e urbanistas.

 

CRESCIMENTO DO MERCADO

Pesquisa Datafolha 2022

 

Crescimento reflete os números de atividades de arquitetos e urbanistas cadastradas junto ao CAU Brasil, por meio da emissão de Registro de Responsabilidade Técnica (RRT). De 2016 a 2021, serviços de arquitetos e urbanistas cresceram quase 20%, passando de 1,4 milhão para mais de 1,7 milhão no ano passado.

 

Na comparação com 2015, hoje menos pessoas fizeram obras ou reformas. Ou seja, o crescimento da contratação de arquitetos e urbanistas aconteceu em um mercado retraído.

 

Pesquisa Datafolha 2022

 

POR QUE CONTRATAR UM(A) ARQUITETO(A) E URBANISTA

Dentre as 10 milhões pessoas que contrataram os serviços de arquitetos e urbanistas, principais motivos para a escolha foram: a experiência do profissional (65%), a relação custo-benefício (45%) e a indicação de amigos e parentes (39%).

 

Existe no país um grande potencial de crescimento da demanda por arquitetos e urbanistas. Pesquisa revelou que 73% da população considera um dia contratar serviços desses profissionais. 

 

Pesquisa Datafolha 2022

 

O índice de satisfação com os serviços de arquitetos e urbanistas é altíssimo: 84% dos entrevistados se disseram satisfeitos ou muito satisfeitos com o trabalho realizado. Esse número aumentou bastante em relação a 2015, quando o índice de satisfação era de 78%.

 

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Confiança e credibilidade dos arquitetos e urbanistas junto à população também aumentou. Do total de entrevistados, 69% deram notas de 8 a 10 para a atuação desses profissionais. Em 2015, esse índice era de 60% – uma diferença de nove pontos percentuais.

 

População brasileira também compreende cada vez mais quais são as atribuições da profissão. Quase a totalidade dos entrevistados (96%) concorda que arquitetos e urbanistas são indispensáveis em obras e construções. 

 

Pesquisa Datafolha 2022

 

Principais características associadas à profissão são: conhecimento intensivo de tecnologia, criatividade, competência, visão de futuro e bom relacionamento com o cliente.

 

METODOLOGIA DA PESQUISA

Pesquisa do Instituto Datafolha para o CAU Brasil entrevistou 2,495 homens e mulheres, economicamente ativos, com idade entre 18 e 75 anos, pertencente a todas as classes econômicas.

 

Levantamento foi feito com abordagem pessoal em pontos de fluxo populacional.

 

Pesquisa Datafolha 2022

 

Entrevistas foram realizadas entre os dias 13 e 28 de janeiro de 2022. Pesquisa tem nível de confiança de 95% e margem de erro de dois pontos percentuais (para baixo ou para cima).

 

3 respostas

  1. Como arquiteto e urbanista eu suponho que o pessoal que trás essas matérias como informação ou vivem em Nárnia ou não são arquitetos….ou os dois. Ainda não sei a necessidade desses ditos “informativos”. É por essas e outras que eu ainda não sei a que veio o CAU, no Crea éramos mais fortes e menos cabides. E ainda é difícil fazermos comentários aqui.

  2. Não era preciso nem fazer pesquisa pra isso. Eu ingressei na graduação já sabendo que a maioria dos brasileiros não possuem uma renda que permita pagar os honorários de um profissional arquiteto urbanista. E infelizmente me formei justo na época que a maioria dos brasileiros não tá conseguindo nem botar comida na mesa direito.

    1. Olá Laurinda. Agradecemos seu comentário. A pesquisa se torna relevante pois obteve-se dados e informações concretas sobre cenário da população e da atuação profissional, que serão subsídios para tomada de decisões para ações do Conselho.
      Atenciosamente, CAU/CE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Escritório cearense vence o Prêmio ArchDaily Brasil Obra do Ano 2024

CAU/CE representado na Conferência Trienal de Fiscalização do CAU/BR

CAU/CE promove minicurso “Marketing digital para arquitetos(as)”

Skip to content