CAU/CE aprovou Plano de Ação e proposta orçamentária para 2016
16 de outubro de 2015 |
Reunido em 06/10/2015, o Plenário do CAU/CE aprovou o Plano de Ação e a Proposta Orçamentária para 2016. Em cumprimento ao prazo estipulado nas Diretrizes estabelecidas pelo CAU/BR, a deliberação do CAU/CE foi enviada no dia seguinte para análise e aprovação final pelo Plenário do CAU/BR.
O Plano de Ação e a Proposta Orçamentária deste ano foram desenvolvidos integralmente pela atual gestão, tendo em vista que o Orçamento de 2015 foi elaborado pela gestão anterior, conforme a legislação vigente. Segundo Erismar Silva, gerente geral do CAU/CE, a elaboração do Plano de Ação e a Proposta Orçamento para 2016 tiveram como referências: o Planejamento Estratégico do CAU/BR elaborado com a participação dos CAU/UF, o Seminário da gestão 2015-2017 do CAU/CE realizado em fevereiro de 2015 e as sugestões apresentadas pelos conselheiros(as) nas reuniões da Comissão de Administração e Finanças e do Plenário do CAU/CE”.
“É importante dizer que estamos enviando dentro do prazo e que todas as nossas contas serão rigorosamente pagas até o final do ano, não vamos ficar no aperto”, ressaltou o gerente geral do CAU Ceará, Erismar Silva. Antes de apresentar a versão final do Plano de Ação e Orçamento do CAU/CE 2016, no último dia 6, o contador Tibério Sampaio apresentou a situação orçamentária do Conselho em 2015 de forma detalhada para contextualizar e analisar as despesas de cada área de atividades e projetos atuais, evidenciando que cerca de 74% do orçamento total corrente foi empenhado, de acordo com a análise realizada até setembro de 2015.
A proposta apresentada pelo CAU/CE objetivou equilibrar a aplicação de atividades e projetos para o próximo ano de acordo com os limites mínimos e máximos estabelecidos na Diretriz Orçamentária. Além disso, buscou-se a integração com os demais setores e relatórios dessa entidade, como o Plano de Fiscalização, Pessoal e Estrutura do CAU/CE.
Em destaque, foi apresentada a atividade “Fiscalização e ações de melhoria”, com previsão de 33% do orçamento corrente, a que compreende o maior percentual de aplicação do orçamento proposto. Ressalta-se que o equilíbrio orçamentário contribui para alavancar a missão dessa entidade: “Promover a Arquitetura e Urbanismo para Todos”.
O conselheiro Antônio Custódio destacou a necessidade de revisão do modelo de repartição de recursos entre o CAU/BR e os demais CAU/UF, de forma a viabilizar investimentos necessários para execução de projetos estratégicos pelos CAU/UF.
Algumas das saídas apontadas para melhorar a situação do CAU CE foram aumentar receitas através de ações e campanhas; melhorar a fiscalização e realizar parcerias com entidades da área; além de reduzir gastos com alguns serviços de manutenção. A proposta foi aprovada por unanimidade pelos conselheiros presentes na 48ª Reunião Plenária Ordinária. Até 30 de outubro o CAU/BR analisará os Planos de Ações e as Propostas Orçamentárias dos CAU/UF. A aprovação definitiva ocorrerá até 14 de dezembro de 2015 pelo Plenário do CAU/BR.