Artigo | Arq. Joaquim Cartaxo | Sebrae nas Comunidades
27 de novembro de 2015 |
O projeto Sebrae nas Comunidades está em realização no território da Regional I em Fortaleza, compreendido pelos bairros Barra do Ceará, Cristo Redentor, Pirambu, Jacarecanga, Moura Brasil, Álvaro Weyne, Carlito Pamplona, Vila Ellery, Monte Castelo e Farias Brito. O objetivo é contribuir, por meio de ações focadas no fortalecimento e dinamização dos pequenos negócios, para elevar os índices de emprego e renda desses bairros.
Mais de 220 mil pessoas habitam esse território. Com relação à renda per capita, estudos do Pnud anotam que a média mensal era de R$ 564,38 em 2010, enquanto a de Fortaleza somava R$ 875,98.
Quanto à quantidade de micro e pequenas empresas localizadas no território os números são os seguintes, segundo o cadastro Sebrae de Empresas: 2.411 microempreendedores individuais (MEI), 4.906 microempresas (MPE) e 511 empresas de pequeno porte (EPP), totalizando 7.828 estabelecimentos.
Em 2013, dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) indicaram que o território em estudo possuía 31.547 empregos formais, dos quais mais de 60% concentram-se na Barra do Ceará e Jacarecanga, as duas principais centralidades do território. Sublinhe-se que 26% do total de MPEs e 30% da quantidade de MEIs de Fortaleza se concentram na Barra do Ceará.
Por outro lado, o Cuca, o Polo de Lazer da Barra e o Vila do Mar se configuram como equipamentos fortalecedores das oportunidades do território em consideração.
O diagnóstico elaborado pelo Sebrae nas Comunidades apresentou os segmentos confecção, comércio varejista, economia criativa e turismo como aqueles com maior capacidade, no momento, de dinamizar a economia do território. Para isso, há necessidade de se constituir uma rede de cooperação envolvendo sujeitos político e sociais com aptidões de mobilizar os recursos que possibilitem vencer os desafios e alcançar os resultados de melhoria das condições de vida e trabalho do território.
Publicado em jornal O Povo, no dia 24/11/2015.
Bons tempos emergem para nossa Cidade.