No Dia Internacional da Mulher, homenageamos a participação feminina na Arquitetura e no Urbanismo
8 de março de 2016 |
Uma profissão historicamente dominada por homens, Arquitetura e Urbanismo ganham cada vez mais a sensibilidade feminina. No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, lembramos que a participação delas no exercício profissional vem aumentando ao longo dos anos.
Segundo o censo elaborado pelo CAU/BR, de 2013, as mulheres já representam 61% dos arquitetos no Brasil. Com predomínio ainda maior entre as faixas etárias mais jovens, elas ocupam mais da metade das vagas nas universidades brasileiras.
Apesar desses números significativos, a trajetória feminina ainda segue em busca de oportunidades mais justas, como a questão salarial e o reconhecimento social. Mesmo diante de preconceitos, elas sempre se destacaram, com trabalhos de grande qualidade técnica e valor estético. Alguns nomes que marcaram essa história:
Lina Bo Bardi: emigrou da Itália para o Brasil em 1946. Projetos: Museu de Arte de São Paulo (Masp), Museu de Arte Moderna (Salvador), Sesc Pompeia (São Paulo).
Rosa Kliass: importante arquiteta de Paisagismo no Brasil. Projetos: reforma do vale do Anhangabaú e projeto paisagístico do Parque da Juventude (São Paulo).
Mayumi Watanabe de Souza Lima: nascida no Japão, formou-se em Arquitetura no Brasil. Projetos: série de projetos de escolas públicas, tendo participado da construção de algumas delas.
Uma homenagem do CAU/CE.
Justa homenagem