No Dia do Arquiteto e Urbanista, profissionais discutem valorização profissional no II Fórum de Arquitetura de Interiores
19 de dezembro de 2016 |

O arquiteto Ronaldo Duschenes, conselheiro do CAU/PR, participa do II Fórum de Arquitetura de Interiores em Fortaleza
No Dia do Arquiteto e Urbanista – 15 de dezembro –, profissionais se reuniram para discutir aspectos que perpassam o reconhecimento da profissão. Para estimular uma postura crítica e questionar modelo vigentes, o II Fórum para Valorização da Arquitetura de Interiores trouxe para Fortaleza o conselheiro do CAU/Paraná, Ronaldo Duschenes, que contemplou em sua fala a prática da Reserva Técnica.
Duschenes citou o Código de Ética e Disciplina do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), que diz que o “arquiteto e Urbanista deve recusar-se a receber, sob qualquer pretexto, qualquer honorário, provento, remuneração, comissão, gratificação, vantagem, retribuição ou presente de qualquer natureza – seja na forma de consultoria, produto, mercadoria ou mão de obra – oferecidos pelos fornecedores de insumos de seus contratantes”.
Ele destacou a necessidade da conscientização, enfatizando que alguns profissionais já se negam ferrenhamente a realizar a prática. O conselheiro reconheceu a dificuldade dessa determinação, visto que o trabalho do arquiteto ainda é mal remunerado, mas salientou que a sociedade está mudando. “A moral vem passando por um processo de transformação”, disse, explicando que algo que um dia já foi aceitável ou visto com naturalidade hoje deve ser questionado e modificado.
O evento contou com a participação do Presidente do CAU/CE, Odilo Almeida, do vice-presidente do CAU/CE, Delberg Ponce de Leon, e o presidente da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea-CE), Luciano Ramos, que prestaram homenagem ao Dia do Arquiteto e Urbanista. A mesa de debates foi composta pela representante do CAU/CE e coordenadora do Grupo de Valorização da Arquitetura de Interiores, Hermínia Lopes; pela representante do Instituto de Arquitetos do Brasil, IAB-CE, Juliana Atem; e pelo representante da Asbea-CE, Jenner Cabral, que estabeleceram um debate produtivo com os participantes.
Além disso, foi entregue o Guia de Orientações para Contratação de Serviços de Arquitetura de Interiores, cujo conteúdo foi apresentado e discutido no I Fórum, ocorrido no mês de outubro de 2016. O material foi elaborado e produzido pelo CAU/CE e pelo Colegiado de Entidades de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CEAU-CE). O II Fórum para Valorização da Arquitetura de Interiores foi realizado pela iniciativa do Grupo de Trabalho (GT) de Valorização da Arquitetura de Interiores, que tem se reunido frequentemente para discutir o tema. Coordenado pelo presidente do Conselho, Odilo Almeida, e pela conselheira Hermínia Lopes, o GT é formado por representantes do CAU/CE e do CEAU-CE.

Presidente do CAU/CE parabeniza os profissionais pelo Dia do Arquiteto e Urbanista

Mesa de debates é composta por representantes das entidades de arquitetura, além do convidado Ronaldo Duschenes (na foto: Juliana Atem, Jenner Cabral, Ronaldo Duschenes e Hermínia Lopes)

(Da esq. para dir.) Jenner Cabral, representante do IAB-CE, Luciano Ramos, presidente da Asbea, Delberg Ponce de Leon, vice-presidente do CAU/CE, Odilo Almeida, presidente do CAU/CE, e Rodrigo Ponce de Leon, vice-presidente do IAB-CE

Profissionais confraternizam antes do evento