Reunião de Acolhimento apresenta simulação para realizar RRT e utilização das Tabelas de Honorários
17 de maio de 2017 |
Com ampla participação de arquitetos e urbanistas, aconteceu na noite de ontem, 16 de maio, mais uma Reunião de Acolhimento na sede do CAU/CE. O evento tem o objetivo de orientar os jovens profissionais a agirem de forma correta em relação aos procedimentos com os quais precisam lidar durante a prática de trabalho, como é caso do Registro de Responsabilidade Técnica, cuja elaboração foi simulada no sistema gerador.
A gerente técnica e de fiscalização, Juliana Gurgel, e o analista arquiteto do CAU/CE, Luiz Claudio Lins, ministram os conteúdos de modo a solucionar as principais dificuldades e enfatizar os temas de maior importância. Um ponto que é sempre destaque é o registro no Conselho. Como a ocasião também é destinada a estudantes, a gerente fez questão de lembrar a obrigatoriedade legal de se registrar. Caso contrário a pessoa não pode nem exercer nem se designar arquiteto e urbanista. “O diploma só lhe garante o título de bacharel em Arquitetura e Urbanismo”, esclareceu ela.
Outro tema que gera questionamentos é a fiscalização realizada pelo Conselho. Juliana Gurgel explicou como fazer uma denúncia de irregularidades e ressaltou a importância da contribuição dos profissionais. Continuando com as discussões éticas, ainda foi abordada a chamada reserva técnica, prática combatida pelo CAU e passível de sanção. Um dos modos de sanar o problema, como foi explicado, seria a própria valorização profissional, começando por saber cobrar pelos serviços prestados.
O analista Luiz Claudio Lins simulou no aplicativo das Tabelas de Honorários, disponibilizado no sítio eletrônico, o cálculo para determinado serviço. Ele lembrou que a utilização das Tabelas é uma recomendação prevista no Código de Ética e Disciplina.