Mercado Exterior | Arquitetos participam de Oficina de Capacitação promovida pelo CAU/BR, em parceria com o CAU/CE
14 de agosto de 2018 |
- O Presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães; o Superintendente do Sebrae-CE, Joaquim Cartaxo; o Presidente do CAU/CE, Napoleão Ferreira; e o Conselheiro Federal pelo Espírito Santo, membro da Comissão de Relações Internacionais (CRI) do CAU/BR, Eduardo Pasquinelli Rocio
- O Analista Técnico da Comissão de Relações internacionais do CAU/BR, Paul Gerhard Beyer
- O Coordenador-Geral de Tecnologia da Informação, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Rafael Cunha Moreira
- O Gerente de Projeto da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), Pedro Diniz Coelho
Ocorreu na última sexta-feira (10/8), no auditório do Sebrae-CE, a “Oficina de Capacitação de Escritórios de Arquitetura e Urbanismo para o Mercado Exterior”, evento realizado pelo CAU/BR em parceria com o CAU/CE. Entre os temas abordados: a legislação nacional e os acordos internacionais na área, o registro de atividades técnicas no Siscoserv (sistema do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços) e a preparação da empresa para atuar no exterior.
As primeiras oficinas presenciais ocorreramem 2017. Desde então, já foram realizadas oficinas em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Foz do Iguaçu (PR), Santana do Livramento (RS), Chapecó (SC), Dourados (MS), Macapá (AP), Recife (PE), Natal (RN) e Fortaleza (CE).
Sobre as Oficinas
As oficinas de Capacitação para o Mercado Exterior têm o objetivo de ampliar o mercado de trabalho dos profissionais brasileiros, principalmente para países vizinhos, como Argentina, Paraguai, Uruguai e Guiana Francesa. Em 2015, as exportações de serviços de Arquitetura e Urbanismo renderam R$ 16,9 milhões aos escritórios do Brasil.
A iniciativa inédita é fruto da parceria entre o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).
Apoiam o programa o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), a Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), a Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e a Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (FeNEA), além dos respectivos CAU/UF onde ocorrem os eventos.
Com informações do CAU/BR.