Campanha do CAU ressalta importância do arquiteto e urbanista na pandemia
27 de outubro de 2020 |
Arquitetura e Urbanismo – mais do que nunca, um compromisso com a vida.
A dramática crise sanitária das cidades brasileiras, em especial nos bairros mais carentes, em razão da pandemia da Covid-19, ressaltou ainda mais a importância do trabalho dos arquitetos e urbanistas na construção de moradias dignas e cidades saudáveis.
A nova campanha institucional do CAU “Compromisso com a vida” faz parte das comemorações do Dia da Arquitetura (5 de outubro), estabelecido pela União Internacional dos Arquitetos (UIA), e do mês do Habitat, criado pela ONU. A campanha vem reforçar as propostas da “Carta-Aberta à Sociedade e aos (às) Candidatos (as) nas Eleições Municipais de 2020 – Um projeto de cidade pós-pandemia”, visando transformar nossas cidades em territórios saudáveis, inclusivos, seguros e resilientes para todos. A Carta é uma iniciativa do CAU/BR com as demais entidades do Colegiado das Entidades de Arquitetos e Urbanistas do Brasil (ABAP, ABEA, AsBEA. FNA, IAB e FeNEA). Clique aqui para saber mais.
Na passagem do Dia Mundial da Arquitetura, o presidente da UIA, Thomas Vonier, destacou que a pandemia está remodelando os costumes e espaços sociais em todo o mundo, e afetando as populações mais pobres e vulneráveis de maneira desproporcional. “Em muitas das cidades do mundo, as pessoas não podem seguir práticas seguras, simplesmente porque não têm água e ar limpos, e até mesmo o próprio espaço. As políticas urbanas devem garantir serviços adequados, abrigo e espaços recreativos para todos os cidadãos”. Segundo ele, “o planejamento urbano, o projeto e a arquitetura são essenciais para um futuro urbano melhor para todos”.
Leia também:
= Dia Mundial da Saúde: CAU propõe ações para tornar nossas cidades saudáveis
= Dia Mundial da Arquitetura: rumo a um futuro melhor para nossas cidades
= Lives e webinars sobre o futuro das cidades e das habitações pós-pandemia
Fonte: CAU/BR