O prefeito Roberto Cláudio inaugurou, na última sexta-feira (13/04), o Memorial do Paço, situado no Palácio João Brígido, também conhecido como Paço Municipal. Na ocasião, o gestor entregou a Medalha Iracema a três personalidades cearenses: a jornalista e professora Adísia Sá, o arquiteto e professor Liberal de Castro, e o cantor e compositor Raimundo Fagner.

Medalha Iracema
Os homenageados foram escolhidos em reconhecimento ao trabalho desenvolvido por cada um, para a vida e o progresso da capital cearense. São eles, a jornalista e professora Adísia Sá, o arquiteto e professor Liberal de Castro, e o cantor e compositor Raimundo Fagner. “Ser parte de Fortaleza não é só consequência de ter nascido aqui. Precisamos de identidade, independentemente de definições políticas, partidárias e ideológicas, nós temos referências comuns, e acredito que primeira escolha foi muito seleta e certeira. São três influenciadores e formadores de opinião que unem Fortaleza com seus talentos”, destacou o Prefeito.
Essa foi a primeira edição da Medalha Iracema, que será concedida anualmente, por ocasião das festas em comemoração ao aniversário da cidade de Fortaleza, a instituições ou cidadãos que tenham prestado relevantes serviços à coletividade nos setores cultural, educacional, filantrópico, econômico, científico ou qualquer outro trabalho em benefício do povo de Fortaleza. Participaram da Outorga o vice-prefeito de Fortaleza, Moroni Torgan; o ex-ministro Ciro Gomes, o reitor da Universidade Federal do Ceará, Henry Campos, vereadores e secretários municipais. O presidente do CAU/CE, Arq. e Urb. Napoleão Ferreira, e o presidente do CAU/BR, Arq. e Urb. Luciano Guimarães, também estiverem presentes na cerimônia.

Liberal de Castro
Um dos protagonistas nos desdobramentos do estilo modernista nacional no Ceará, Liberal de Castro foi pioneiro no processo de documentação da arquitetura e do urbanismo cearenses. O arquiteto dedicou-se a estudar as origens e o desenvolvimento da cidade de Fortaleza e da arquitetura cearense, publicando inúmeras obras sobre a matéria, muitos artigos na Revista do Insituto do Ceará, além de livros como “Fatores de localização e expansão da Cidade da Fortaleza” e “Arquitetura eclética no Ceará”. Por indicação dele, a Casa de José de Alencar e o Mercado da Carne, em Aquiraz, foram tombados pelo Iphan em 1964 e 1984, respectivamente, assim como o Theatro José de Alencar, em 1964. Professor emérito da Universidade Federal do Ceará, Liberal de Castro teve papel fundamental na formação profissional de gerações de arquitetos cearenses e na difusão dos pressupostos da arquitetura moderna brasileira.
Fonte: Com informações da Prefeitura de Fortaleza