Destaques

Arquiteto Liberal de Castro recebe Medalha Iracema na inauguração do Memorial do Paço

O prefeito Roberto Cláudio inaugurou, na última sexta-feira (13/04), o Memorial do Paço, situado no Palácio João Brígido, também conhecido como Paço Municipal. Na ocasião, o gestor entregou a Medalha Iracema a três personalidades cearenses: a jornalista e professora Adísia Sá, o arquiteto e professor Liberal de Castro, e o cantor e compositor Raimundo Fagner.

Arquiteto Liberal de Castro recebe a Medalha Iracema. Na foto, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio

Medalha Iracema
Os homenageados foram escolhidos em reconhecimento ao trabalho desenvolvido por cada um, para a vida e o progresso da capital cearense. São eles, a jornalista e professora Adísia Sá, o arquiteto e professor Liberal de Castro, e o cantor e compositor Raimundo Fagner. “Ser parte de Fortaleza não é só consequência de ter nascido aqui. Precisamos de identidade, independentemente de definições políticas, partidárias e ideológicas, nós temos referências comuns, e acredito que primeira escolha foi muito seleta e certeira. São três influenciadores e formadores de opinião que unem Fortaleza com seus talentos”, destacou o Prefeito.

Essa foi a primeira edição da Medalha Iracema, que será concedida anualmente, por ocasião das festas em comemoração ao aniversário da cidade de Fortaleza, a instituições ou cidadãos que tenham prestado relevantes serviços à coletividade nos setores cultural, educacional, filantrópico, econômico, científico ou qualquer outro trabalho em benefício do povo de Fortaleza. Participaram da Outorga o vice-prefeito de Fortaleza, Moroni Torgan; o ex-ministro Ciro Gomes, o reitor da Universidade Federal do Ceará, Henry Campos, vereadores e secretários municipais. O presidente do CAU/CE, Arq. e Urb. Napoleão Ferreira, e o presidente do CAU/BR, Arq. e Urb. Luciano Guimarães, também estiverem presentes na cerimônia.

Os arquitetos e urbanistas Luciano Guimarães (presidente do CAU/BR), Liberal de Castro, Luiz Fiuza, Beatriz Diógenes, José Alberto de Almeida, Romeu Duarte, Custódio dos Santos e Napoleão Ferreira (presidente do CAU/CE)

Liberal de Castro
Um dos protagonistas nos desdobramentos do estilo modernista nacional no Ceará, Liberal de Castro foi pioneiro no processo de documentação da arquitetura e do urbanismo cearenses. O arquiteto dedicou-se a estudar as origens e o desenvolvimento da cidade de Fortaleza e da arquitetura cearense, publicando inúmeras obras sobre a matéria, muitos artigos na Revista do Insituto do Ceará, além de livros como “Fatores de localização e expansão da Cidade da Fortaleza” e “Arquitetura eclética no Ceará”. Por indicação dele, a Casa de José de Alencar e o Mercado da Carne, em Aquiraz, foram tombados pelo Iphan em 1964 e 1984, respectivamente, assim como o Theatro José de Alencar, em 1964. Professor emérito da Universidade Federal do Ceará, Liberal de Castro teve papel fundamental na formação profissional de gerações de arquitetos cearenses e na difusão dos pressupostos da arquitetura moderna brasileira.

 

Fonte: Com informações da Prefeitura de Fortaleza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso gratuito da ABNT no CAU/CE

Arquiteto(a) e Urbanista deve fazer RRT ao realizar atividades técnicas de Arquitetura e Urbanismo

Chamamento Público: CAU/CE busca parcerias para a EXPOCONSTRUIR Nordeste 2024

Skip to content