Destaques

CAU/BR divulga nota sobre incêndio na Estação da Luz, em São Paulo

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo lamenta o incêndio que se alastrou ontem na Estação da Luz, que abriga o Museu da Língua Portuguesa. Trata-se de uma construção histórica, inaugurada no século XIX, que mostra a influência inglesa na construção de São Paulo e também o talento de um dos arquitetos e urbanistas brasileiros de maior renome no mundo: Paulo Mendes da Rocha.

Junto com seu filho Pedro, Paulo Mendes da Rocha foi responsável pela intervenção arquitetônica que instalou o Museu da Língua Portuguesa no local. O projeto teve que ser aprovado pelo Iphan antes de ser posto em prática – a Estação da Luz é tombada como patrimônio histórico nacional. “Não se pode tocar o prédio só um pouquinho, sob pena de não se fazer uma boa intervenção. Nossa preocupação foi sempre a de constituir, além do passado, o patrimônio do amanhã”, afirmou Pedro Mendes da Rocha à revista ProjetoDesign, em reportagem sobre a intervenção finalizada em 2006. Leia aqui a matéria.

O Conselho também se solidariza com a família do bombeiro Ronaldo Pereira da Cruz, que morreu enfrentando o incêndio.

O CAU/SP comprometeu-se a iniciar uma campanha de mobilização para reconstruir o Museu. Leia aqui.Esse é o segundo incêndio que afetou o prédio. O primeiro foi nos anos 1940 e ensejou uma primeira reconstrução da edificação original. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, Paulo Mendes da Rocha disse que as paredes grossas da Torre do Relógio impediram que o fogo se espalhasse ainda mais, como aconteceu no incêndio de 1946. Leia aqui a entrevista. 

A longa história da Estação da Luz e sua estreita relação com o desenvolvimento da cidade é contada pelo jornalista Leão Serva em artigo publicado hoje na Folha de S. Paulo, desde a ocupação do bairro a partir da estação ferroviária até a recuperação de sua vocação turística com a inauguração do Museu em 2006. Leia aqui.

Fonte: CAU/BR. Publicado em 22/12/2015

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Escritório cearense vence o Prêmio ArchDaily Brasil Obra do Ano 2024

CAU/CE representado na Conferência Trienal de Fiscalização do CAU/BR

CAU/CE promove minicurso “Marketing digital para arquitetos(as)”

Skip to content