AU

Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará promove diálogo com estudantes e profissionais de Sobral

Durante a passagem pelo município de Sobral, na região Norte, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU/CE) teve a oportunidade de estabelecer um diálogo efetivo com estudantes e profissionais de Arquitetura e Urbanismo. O primeiro encontro, com alunos do ensino superior, aconteceu na noite do dia 2 de maio, no auditório do Instituto Superior de Teologia Aplicada (INTA), repleto de jovens interessados em adquirir novos conhecimentos.

Reunião com estudantes de Arquitetura e Urbanismo no Instituto Superior de Teologia Aplicada (Inta)

Contando com a participação do presidente do CAU/CE, Odilo Almeida Filho, do conselheiro Romeu Duarte, da conselheira Marcely Luiza Barreira, e do ex-presidente nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) – além do coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo do Inta, Augusto Capibaribe – os futuros profissionais puderam conhecer mais detalhadamente a entidade e entender mais sobre aspectos diversos da profissão.

Em sua fala, o presidente do CAU/CE apresentou o conselho, esclarecendo questões sobre o funcionamento de uma autarquia federal e as legislações específicas que regem o exercício da profissão, destacando as atribuições de arquitetos e urbanistas. Ele ainda ressaltou a importância das Tabelas de Honorários para a valorização do trabalho profissional, visto que elas visam calcular valores mais justos para os serviços prestados.

Odilo Almeida, presidente do CAU/CE, fala aos estudantes do Inta

O conselheiro Romeu Duarte, arquiteto e professor da Universidade Federal do Ceará, ressaltou a importância da vida acadêmica para a formação profissional, agregando ensino, pesquisa e extensão, numa relação permanente com a sociedade e os desafios que esta impõe atualmente aos profissionais. Já Campelo Costa, ex-presidente nacional do IAB, discursou sobre a função política e social da profissão. Para ele, “não basta uma ótima formação, é preciso querer transformar o mundo. A atividade do arquiteto e urbanista deve ser resultado da necessidade das pessoas”.

Já ao final, houve espaço para perguntas, as quais foram apresentadas por estudantes e professores, que expuseram dúvidas e questionamentos, visando gerar um debate pertinente ao atual cenário profissional e à atuação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará.

Reunião com arquitetos e fundação do Núcleo Sobral do IAB-CE

Em reunião com arquitetos de Sobral, na manhã do dia 3 de maio, no Inta, os representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo puderam manter um contato mais próximo com os profissionais da região. Contando com a presença de todos os participantes da visita a Sobral, o momento permitiu que a entidade fosse devidamente apresentada, sendo esclarecidos aspectos referentes às atribuições profissionais.

Reunião com arquitetos no Inta

Entre outros temas debatidos, mereceram destaque: a visibilidade e a valorização da profissão, a abertura de mercado, os dilemas surgidos com outras categorias e o poder público. Os profissionais tiveram oportunidade de dialogar diretamente com os representantes presentes e expor as próprias questões e dificuldades da prática cotidiana.

Na mesma ocasião, houve a instalação provisória, com a formação de uma comissão provisória, do Núcleo Sobral do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Ceará (IAB-CE), coordenada pelo presidente do CAU/CE, Odilo Almeida, também membro do conselho superior do IAB-CE, que explicou sobre a estrutura organizativa da entidade e a importância da associação ao núcleo.

Como um dos representantes o IAB, Romeu Duarte, que já foi presidente nacional do Instituto, explicou a necessidade de núcleos em municípios do interior devido ao crescimento dessas cidades, para as quais arquitetos e urbanistas são importantes, sobretudo, para o planejamento urbano.

Reunião permite diálogo entre representantes do CAU/CE e profissionais
Reunião com arquitetos

Uma resposta

  1. Muito bom,Mas tem professores de arq/urb. deixando a desejar, não exercendo/ministrando o curso com parcialidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso gratuito da ABNT no CAU/CE

Arquiteto(a) e Urbanista deve fazer RRT ao realizar atividades técnicas de Arquitetura e Urbanismo

Chamamento Público: CAU/CE busca parcerias para a EXPOCONSTRUIR Nordeste 2024

Skip to content