Destaques

Fantástico da TV Globo valoriza papel técnico e social do arquiteto

Repórter Cristina Serra apresentou histórias exemplares e comoventes que valorizam a profissão

O programa Fantástico, da TV Globo, apresentou em 11/10/2015,  dados inéditos da pesquisa CAU/BR-Datafolha sobre como o brasileiro constroi e ressaltou o papel técnico e social dos arquitetos. A partir das informações de que mais de 85% da população economicamente ativa do Brasil que reformou/construiu suas casas não utilizou serviços de um profissional tecnicamente habilitado, a reportagem mostrou o arrependimento dos entrevistados, como uma moradora do Rio de Janeiro que teve que mandar refazer os serviços de um inexperiente e mesmo assim o resultado final não ficou nada bom. “Para mim, o barato saiu caro”, declarou ela.

A repórter Cristina Serra, ex-correspondente da TV Globo em Nova York, também apresentou histórias de famílias que estão se beneficiando da lei de assistência técnica à habitação de interesse social, conseguindo assim realizar o sonho da casa própria (segura e confortável), via escritórios de assistência técnica (Brasília) ou contratação direta de arquitetos por associação de moradores (Diadema, SP). O projeto de Diadema foi um dos quatro contemplados  pelo CAU/BR no edital de patrocínio de ações de assistência técnica, de um total de 25 inscritos, em todo pais.

Outra história comovente foi de uma empregada doméstica de São Paulo que guardou uma poupança e quando o teto de sua casa ameaçou desabar, resolveu contratar dois arquitetos premiados internacionalmente, pagando o preço justo, para reconstruir  a moradia em Vila Matilde.

Entrevistado em Brasília, o presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, falou da necessidade do poder público levar mais a sério a lei 11.888/2008 (assistência técnica) e ampliar sua aplicação. Também mostrou com uma obra feita por profissional tecnicamente habilitado fica mais econômica, pois evita desperdícios que cobrem perfeitamente o custo do projeto arquitetônico, além de valorizar o imóvel.

A matéria tem 5m34s de duração, o que merece ser destacado em se considerando que foi transmitida no horário nobre da maior emissora de TV do país.

Clique aqui para assistir o vídeo completo.

Saiba mais sobre a pesquisa, acessando o hotsite especial.

Veja ainda:  CAU/BR apresenta desafios e soluções para assistência técnica em habitação social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Escritório cearense vence o Prêmio ArchDaily Brasil Obra do Ano 2024

CAU/CE representado na Conferência Trienal de Fiscalização do CAU/BR

CAU/CE promove minicurso “Marketing digital para arquitetos(as)”

Skip to content