CAU na Mídia

Inscrições abertas para o 2º Fórum de Assessoria Técnica Popular do Nordeste

 

Está aberta de 20/10 a 21/11/21 a Chamada de Trabalhos para o II Fórum de Assessoria Técnica Popular do Nordeste, que traz como temática central a assessoria técnica popular como plataforma pelo direito de habitar. A 2ª edição do fórum está programado para o período entre 6 a 10 de abril de 2022, na cidade de Fortaleza, no Ceará.

A fim de apoiar esse processo, a intenção é promover as discussões ao longo do II Fórum por meio de três eixos: Marcos, Meios e Provocações. Sabemos que os eixos não são estáticos ou independentes, mas para fins metodológicos, incentivamos todos os interessados a trazerem suas inquietações balizadas nesses eixos, em sintonia com a atuação no campo da assessoria técnica popular.

Levando em consideração a variedade de práticas de assessoria técnica, e de atividades desempenhadas por grupos de comunidades, associações, movimentos sociais, entidades, universidades, entre outros, entende-se que esses tipos de atividades podem gerar diferentes produtos. Diante disso, opta-se por uma maior diversidade de categorias de submissão de trabalhos, para que tais histórias possam ser contadas e para que haja maior alcance nas discussões e debates do evento.

Assim, foram estabelecidas 6 categorias de submissão: (1) Rodas de discussão; (2) Relato de experiência; (3) Artigo; (4) Vídeo/Produto Audiovisual; (5) Poemas e manifestos; e (6) Fotografias.

A Chamada de Trabalhos ficará aberta entre os dias 20 de outubro a 21 de novembro de 2021.

Mais informações, modelos para cada categoria e o link para submissões estão disponíveis no site do II Fórum: https://forumpopularne.wixsite.com/2forum!

 

EIXOS TEMÁTICOS

A partir da temática central do evento, que aborda a assessoria técnica popular como plataforma pelo direito de habitar, foram pensados três eixos temáticos que estruturaram as atividades do II Fórum.

 

Marcos da Assessoria Técnica Popular no Nordeste: Este eixo busca desvelar práticas de Assessoria Técnica Popular em diferentes contextos sociais e regionais do país, sobretudo no Nordeste. A proposta é não se restringir apenas ao registro histórico de experiências passadas, mas incentivar a pensar criticamente como essas práticas simbolizaram, simbolizam ou podem simbolizar marcos da Assessoria Técnica Popular, como experiências representativas, capazes de tecer inflexões nesse campo.

 

Meios da Assessoria Técnica Popular: A partir do entendimento da Assessoria Técnica Popular como plataforma dinâmica, construída de maneira interdisciplinar entre os saberes técnicos e populares, o presente eixo busca discutir projetos, práticas e metodologias de assessoria técnica popular, avaliando seus avanços e desafios frente ao cenário atual. Busca-se destacar as estratégias, as partes envolvidas e como se dá a relação entre esses agentes para a atuação na luta pela efetivação de direitos fundamentais.

 

Provocações da Assessoria Técnica Popular: Compreendemos as limitações para o entendimento deste campo, especialmente pela ainda pouca diversidade do grupo que organiza o evento. Assim, neste eixo, incentivamos os participantes a compartilhar provocações sobre as percepções surgidas a partir de suas práticas na Assessoria Técnica Popular. A proposta é tecer reflexões teóricas sobre essas práticas, trazendo outras visões que possam expandir ou questionar a visão da ATP enquanto plataforma, da forma como estamos propondo neste evento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Site II Fórum Popular do Nordeste (atualizado 08/12/2021)

2 respostas

  1. Não consegui cadastrar-me, quando houve outro evento gostaria de participar.

    1. Olá Raimundo. Vai ser um prazer tê-lo nos eventos. Comunicamos os eventos através do nosso site, mídias sociais e grupos de WhatsApp e Telegram.

      Instragram: https://www.instagram.com/cauceara/
      Grupo WhatsApp: bit.ly/2UUfRnl.
      Grupo Telegram: t.me/caucenoticias.

      Atenciosamente,
      CAU/CE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Escritório cearense vence o Prêmio ArchDaily Brasil Obra do Ano 2024

CAU/CE representado na Conferência Trienal de Fiscalização do CAU/BR

CAU/CE promove minicurso “Marketing digital para arquitetos(as)”

Skip to content