Destaques

Novos conselheiros tomam posse no CAU/BR

Conselheiros do CAU/BR, atuais e eleitos

Arquitetos e urbanistas de todo o Brasil estiveram reunidos para celebrar a data que comemora o trabalho de 154.000 profissionais atuantes no país. Conselheiros atuais e os recém-eleitos estiveram no evento realizado no Brasília Palace Hotel, ícone da arquitetura de Brasília assinado por Oscar Niemeyer, eterno homenageado no dia 15 de dezembro. O evento marcou a posse dos novos conselheiros eleitos no dia 31 de outubro, e que assumirão seus mandatos no dia 1º de janeiro de 2018. “Vamos comemorar, agora oficialmente, já que a lei de criação do Dia Nacional de Arquitetos e Urbanistas foi aprovada tanto pela Câmara como pelo Senado”, afirmou o presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, destacando o projeto de lei que será encaminhado à sanção presidencial (saiba mais aqui).

Como lembrou o jornalista Paulo Markun, mestre de cerimônia, a comemoração do Dia do Arquiteto e Urbanista nesta data não é coincidência. Marca a data de fundação do CAU e do nascimento de Oscar Niemeyer, que completaria 110 anos em 2017. “Este evento demonstra a maturidade do CAU ao eleger a terceira gestão, em uma eleição democrática e disputada pelo voto de 78.000 arquitetos e urbanistas”, afirmou. Os 28 conselheiros federais e seus suplentes eleitos no dia 31 de outubro receberam do presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, e do coordenador da Comissão Eleitoral Nacional, Amílcar Coelho Chaves, seus termos de posse. “Conseguimos alcançar êxito ao chegar a posse e nomeação dos eleitos, dentro da autoridade do nosso Conselho”, afirmou Amílcar.

Os Conselheiros Federais titular e suplente eleitos pelo Ceará, Luciano Guimarães e Henrique Alves da Silva, recebem seus termos de posse.

Durante a posse, houve uma homenagem ao arquiteto e urbanista Raul Nobre Martins, vice-presidente do CAU/BA e eleito suplente de conselheiro do CAU/BR pela Bahia, falecido no dia 09 de dezembro. “Raul foi um grande parceiro, estivemos juntos desde a gestão fundadora, quando ele foi meu vice-presidente e continuamos juntos na segunda gestão”, afirmou Guivaldo D’Alexandria Baptista, presidente do CAU/BA e eleito conselheiro federal titular do CAU/BR. “Lamentavelmente, ele nos pregou uma peça. Ele vai ter o melhor diploma de posse, por que o mandato dele não vai terminar, terá uma duração que será eterna”.

Os servidores do CAU/BR também foram homenageados pelo trabalho realizado nesses seis anos, contribuindo de forma decisiva para o sucesso do Conselho. “Estamos reconhecendo o trabalho de excelência que vem sendo realizado pelo CAU/BR. Nosso agradecimento ao servidores, que sem eles não teríamos feito nada”, afirmou o presidente do CAU/BR ao entregar a homenagem a Carlos Medeiros, chefe da Assessoria Jurídica, e a Hermann Pereira, coordenador da RIA, representando todos os funcionários.

Presidente do CAU/BR entrega homenagem a servidores

A cerimônia do Dia do Arquiteto e Urbanista contou também com a revelação dos vencedores do Concurso de Fotografia Construindo Vidas Melhores, realizado pelo Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) com apoio do CAU/BR. Profissionais e amadores de todo o país puderam enviar até duas fotos coloridas para cada uma das três categorias: Infraestrutura Urbana; Inclusão Social e Diversidade; e Soluções Sustentáveis. As melhores 12 fotografias farão parte do calendário institucional 2018 da UNOPS no Brasil (confira aqui as fotos vencedoras).

Fonte: CAU/BR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso gratuito da ABNT no CAU/CE

Arquiteto(a) e Urbanista deve fazer RRT ao realizar atividades técnicas de Arquitetura e Urbanismo

Chamamento Público: CAU/CE busca parcerias para a EXPOCONSTRUIR Nordeste 2024

Skip to content