
Contando com a presença de profissionais e estudantes da região do Cariri, foi fundado o Núcleo Juazeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Ceará (IAB-CE). O evento aconteceu na tarde do dia 3 de junho na Faculdade Paraíso do Ceará (FAPCE), coordenado pelo presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU/CE), Odilo Almeida, membro da diretoria estadual da entidade. Delbeg Ponce de Leon, vice-presidente do CAU/CE, também esteve presente na ocasião.
Iniciando as formalidades, Odilo Almeida apresentou um histórico do IAB, lembrando que o Instituto foi fundado em 1921, no Rio de Janeiro. Já o departamento do Ceará seria criado em 1957. Depois, explicou a sua estrutura organizativa. O presidente do CAU/CE destacou as contribuições da entidade para a Arquitetura e reforçou seu “caráter progressista”. “O Instituto tem um compromisso com as causas populares e sociais; com uma Arquitetura em benefício da população”, disse.

Durante a leitura do estatuto do IAB-CE, entre as suas finalidades, mencionou-se: “congregar o(a)s arquiteto(a)s e urbanistas do Brasil para a defesa da categoria e da profissão, promovendo o desenvolvimento da arquitetura e urbanismo em todos os seus campos de atuação”. O referido ponto foi ao encontro da fala de Delberg Ponce de Leon, tendo enfatizado a força política do Instituto, garantindo conquistas para a categoria.
Como etapa inicial para a constituição de um núcleo, houve a formação de uma comissão provisória a partir da manifestação de interesse dos participantes locais. Os próximos passos envolvem aprovação do Núcleo no Conselho Estadual e eleição da Diretoria.
O que é um núcleo do IAB
Uma instância organizada dos associados residentes num município ou região;
Tem diretoria formada por Presidente, Secretário e Tesoureiro, eleita pelos sócios titulares do IAB-CE residentes na sua jurisdição;
Tem dois representantes no Conselho Estadual do IAB-CE, o Presidente do Núcleo e um representante eleito.