Destaques

Odilo Almeida debate na imprensa sobre planejamento urbanístico e rua José Avelino

No início da tarde do dia 7 de dezembro, o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU/CE), Odilo Almeida participou do programa Fala Ceará, transmitido pela FM 97,7 para todo o estado. Na ocasião, Odilo debateu com o administrador Herbert Lobo sobre a questão dos ambulantes do Centro de Fortaleza, principalmente o caso da rua José Avelino e entorno.

Especificamente sobre a rua José Avelino e o entorno da região, o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará afirma não ser possível conviver com a insegurança, colocando as vidas das pessoas em risco. “A criação de um grande centro atacadista para reunir aquelas pessoas, inclusive com estacionamento para os ônibus e sem por em risco a segurança, para evitar um acidente”.

Para Odilo, a situação é caótica, por conta do crescimento desordenado, sem planejamento. “A população de Fortaleza saltou de 50 mil para mais de 2,5 milhões de habitantes em um século. Mas não vamos focar nos problemas porque o leque de soluções é amplo”, afirma.

O arquiteto lembrou que os gestores públicos estão sempre atentos em ouvir os técnicos, os arquitetos, mas que não executam as sugestões. “Os governantes passam metade do mandato ouvindo os técnicos e a outra metade analisando os estudos. Para piorar, não há continuidade nas obras de uma gestão para outra. Os governos são transitórios e a sociedade não passa”, critica.

Além disso, Odilo cobrou a estruturação correta do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor). “É preciso haver concursos para lotar o órgão com técnicos que façam o planejamento da cidade e deixar que o planejamento seja feito por loteadores particulares”, diz.

 

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

3º CICLO DE DEBATES: MULHERES, ARQUITETURA E CIDADE

CINPAR 2024: arquitetos(as) e urbanistas registrados(as) no Conselho tem DESCONTO em inscrições.

CAU na Estrada em SOBRAL: dias 20 e 21 de fevereiro.

Skip to content