Destaques

Palestra aborda problemas gerados por ruídos e importância das normas de desempenho acústico

Ruídos podem gerar bastante desconforto no cotidiano das cidades. Pior ainda: acabam por provocar problemas mais graves, como irritabilidade, perda da audição, cefaleia, entre outros. Quando perpassamos os aspectos da saúde, começamos a entender a importância de um tema importante, mas que muitas vezes é deixado em segundo plano: acústica.

Para Daniel Sampaio, que desde 2009 desenvolve projetos de acústica urbana e arquitetônica, mesmo um quarto sem um desempenho mínimo de acústica pode tornar-se um grande transtorno na vida de uma pessoa. O arquiteto discutiu o assunto na noite de ontem, 15 de fevereiro, em palestra realizada pelo CAU/CE.  Ele ressaltou a importância da acústica nos projetos arquitetônicos, explicando que muitos profissionais não encontram soluções completas para a redução de ruídos por desconsiderar a gravidade do problema. Outros atuam com desinformação, desconhecendo as principais normas e leis que tratam da acústica.

O palestrante destacou a Norma de Desempenho NBR 15575, para edificações Habitacionais, que estabelece parâmetros técnicos para vários requisitos, como desempenho acústico. Além disso, mostrando que o projeto acústico não se limita apenas a auditórios ou salas de conferências, Daniel apresentou estudos de casos nos quais apontou diversos entraves gerados por projetos com falhas acústicas.

Presidente do CAU/CE faz abertura da palestra

Uma resposta

  1. Associado ao ruído, que, quando prolongado no tempo, degenera em problemas de saúde pública, habitualmente as medidas anti-ruído, aportam igualmente benefícios de redução no consumo de energia eletrica, principalmente em espaços climatizados que, pode chegar ao menos 50%.
    O Brasil está agora a dar os primeiros passos nesta matéria da maior importância, com a publicação da Norma 15575/2013, referida pelo arquiteto Danie Sampaio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Escritório cearense vence o Prêmio ArchDaily Brasil Obra do Ano 2024

CAU/CE representado na Conferência Trienal de Fiscalização do CAU/BR

CAU/CE promove minicurso “Marketing digital para arquitetos(as)”

Skip to content