Destaques

Presidentes de CAU/UF discutem planejamento estratégico em reunião no CAU/SP

CAU/SP recebe reunião de GT de Presidentes de CAU/UF sobre planejamento estratégico

O presidente do CAU/CE, arq. e urb. Napoleão Ferreira, e os Presidentes dos CAU de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Rondônia, Santa Catarina e Paraná estiveram reunidos na sede do Conselho paulista, na última quarta-feira, dia 04/07, para a primeira reunião do Grupo de Trabalho de Presidentes de CAU/UF sobre Planejamento Estratégico. O GT foi constituído na 4ª reunião ordinária do Fórum de Presidentes, que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, no dia 29/06.

Foram apresentadas experiências já realizadas pelo país para a troca de impressões sobre as ações e o compartilhamento dos processos de construção dos planos estratégicos.

A Presidente do CAU/SC, Daniela Sarmento, fez um relato detalhado da experiência vivida no estado, expondo como o Conselho catarinense tem trabalhado para atualizar os projetos da autarquia frente a necessidades e desafios.

Segundo Daniela, “o foco do GT é alinhar o planejamento estratégico dos estados ao do CAU/BR, atualizando e ajustando a rota com as novas demandas e cenários, dando continuidade aos trabalhos e projetando as ações para 2019”.

Na ocasião, a Presidente do CAU/SC compartilhou com os demais participantes da reunião detalhes sobre a criação de uma metodologia dinâmica, desenvolvida em Santa Catarina, que possibilitou o envolvimento da maioria dos conselheiros no diagnóstico e organização do plano de ação do CAU/SC.

Para José Roberto Geraldine Junior, Presidente do CAU/SP, a criação do GT deve fortalecer as ações estratégicas do Conselho em nível nacional. “A troca de experiências, cenários e informações sobre os desafios particulares e comuns entre as diversas realidades do país nos dará mais uma oportunidade de qualificar a gestão do nosso Conselho”.

O gerente de Projetos Especiais do CAU/SP, Afonso Celso Bueno Monteiro, acompanhou a reunião e enfatizou a necessidade do fortalecimento da articulação de demandas estruturais, em todas as esferas de atuação do CAU, para que seja possível impulsionar pontos estratégicos do Conselho.

“Aperfeiçoar o Sistema de Informação e Comunicação do CAU – o SICCAU, contribuir para a qualificação do ensino e formação dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo no país e garantir a excelência nas ações de fiscalização do exercício profissional são alguns dos aspectos fundamentais para o planejamento estratégico do CAU e devem ser estruturadas de forma conjunta”, acredita.

Após o encontro, o Presidente do CAU/MG, Danilo Batista, manifestou interesse em conhecer detalhes do trabalho desenvolvido pela gerência de Projetos Especiais do CAU/SP com vistas na implementação do modelo em Minas Gerais.

A próxima reunião do Grupo de Trabalho está prevista para ser realizada no dia 17/07.

 

Fonte: CAU/SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso gratuito da ABNT no CAU/CE

Arquiteto(a) e Urbanista deve fazer RRT ao realizar atividades técnicas de Arquitetura e Urbanismo

Chamamento Público: CAU/CE busca parcerias para a EXPOCONSTRUIR Nordeste 2024

Skip to content