AU

Representantes do CAU/CE palestram em faculdades de Juazeiro do Norte

DSC_0487
Palestra na Faculdade de Juazeiro do Norte na noite do dia 2 de junho

Mais uma visita de plenas interações. Juazeiro do Norte reuniu estudantes interessados em conhecer mais sobre o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU/CE), sendo esclarecidos sobre questões referentes ao exercício profissional e aos principais desafios da profissão. As discussões foram realizadas pelos atuais gestores da entidade, Odilo Almeida Filho e Delberg Ponce de Leon, presidente e vice-presidente do CAU/CE respectivamente, na Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN) e na Faculdade Paraíso do Ceará (FAPCE) nos dias 2 e 3 de junho.

Palestra na Faculdade Paraíso - CE na manhã do dia 3 junho
Palestra na Faculdade Paraíso – CE na manhã do dia 3 junho

Tendo destacado os aspectos organizativos do Conselho, explicando que ele foi criado pela lei federal nº 12.378, de 2010 – conquista das lutas da categoria –, Odilo Almeida ressaltou ponto fundamental para a entidade: “nosso lema é Arquitetura e Urbanismo para todos”. O presidente do CAU/CE apresentou dados mostrando que os arquitetos estão distribuídos de forma muito desigual no Brasil. Para ele, o fato prejudica bastante o desenvolvimento das cidades do País, visto que “não existe política de desenvolvimento urbano sem arquitetos”. Assim, “nosso desafio é levar Arquitetura para o interior do estado”, afirmou Odilo.

Odilo Almeida, presidente do CAU/CE, fala sobre o exercício profissional
Odilo Almeida, presidente do CAU/CE, fala sobre o exercício profissional

Entre os desafios mencionados pelo gestor aos estudantes, a falta de compreensão da profissão pela sociedade está entre os principais. “As pessoas pensam que o arquiteto apenas desenha uma fachada e dá um pouco mais de beleza para a edificação, quando, na verdade, ele é o profissional que concebe, projeta, acompanha e coordena a execução das obras”, enfatizou. Por isso, é importante “divulgar melhor a profissão para a sociedade”.

Além disso, o CAU/CE almeja contribuir na implementação a lei federal n° 11.888, que assegura às famílias de baixa renda assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social; difundir as Tabelas de Honorários e capacitar os arquitetos com mais atribuições. “O arquiteto não pode ser apenas um projetista, ele tem que ter a verdadeira dimensão da profissão”, concluiu Odilo.

Delberg Ponce de Leon, vice-presidente do CAU/CE, conta sua experiência profissional
Delberg Ponce de Leon, vice-presidente do CAU/CE, conta sua experiência profissional

Complementado a fala do presidente do CAU/CE, Delberg Ponce de Leon não deixou de apontar o caráter generalista da profissão. “Nós somos formados dentro de uma grade curricular que nos dá habilidade para fazer qualquer tipo de projeto”. Ele também fez uma importante ressalva sobre a finalidade do Conselho, “que foi criado pelo Governo para dar proteção à sociedade contra os maus profissionais. É para proteger a sociedade e não para nos proteger”, esclareceu o vice-presidente do CAU/CE.

Odilo Almeida e Delberg Ponce de Leon respondem perguntas dos esttudantes
Odilo Almeida e Delberg Ponce de Leon respondem perguntas dos estudantes na FAPCE

 

Gestores do CAU/CE respondem perguntas na Faculdade de Juazeiro do Norte
Gestores do CAU/CE respondem perguntas na FJN

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Escritório cearense vence o Prêmio ArchDaily Brasil Obra do Ano 2024

CAU/CE representado na Conferência Trienal de Fiscalização do CAU/BR

CAU/CE promove minicurso “Marketing digital para arquitetos(as)”

Skip to content