Destaques

Placa de Obra: Modelos estão disponíveis para profissionais baixarem

O CAU/CE desenvolveu modelos de Placas de Obras para profissionais poderem baixar e identificar corretamente suas obras. Estão disponíveis no tamanho A4, A3 e A1 e nas extensões .PDF e .AI (Illustrator – arquivo aberto). Os arquivos são sugestões, podendo profissional criar sua própria diagramação. Não há uma regra quanto medidas e tamanhos da fonte ou da placa da obra. É necessário que esteja em local visível e que seja legível. Disponibilizamos também as Logos do CAU/CE para que profissionais possam inserir em suas peças gráficas de comunicação.

 

Placas de Obra disponível orientação retrato e paisagem, nas cores cinza e verde.

 

De acordo com a Resolução nº 75/2014 CAU/BR, as informações que devem constar em documentos, placas, peças publicitárias e outros elementos de comunicação são as seguintes:

01. Nomes dos(as) responsáveis técnicos(as) com identificação dos números de RRT correspondentes das atividades técnicas desenvolvidas;
02. Título profissional e número(s) de registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU);
03. Atividades técnicas desenvolvidas;
04. Nas placas de obras devem constar também o endereço, e-mail ou telefone dos(as) arquitetos(as) e urbanistas o da(s) pessoa(s) jurídica(s) de Arquitetura e Urbanismo.

 

Abaixo estão disponíveis os Modelos de Placas de Obra desenvolvidos pelo CAU/CE:

 

PLACA DE OBRA – TAMANHO A4 (297 x 210 mm)

Placa de Obra A4 – PDF

Placa de Obra A4 – Arquivo aberto

 

PLACA DE OBRA – TAMANHO A3 (420 x 297 mm)

Placa de Obra A3 – PDF

Placa de Obra A3 – Arquivo aberto

 

PLACA DE OBRA – TAMANHO A1 (841 x 594 mm)

Placa de Obra A1 – PDF

Placa de Obra A1 – Arquivo aberto

 

BAIXAR LOGOS DO CAU/CE

 

SOBRE A NORMATIZAÇÃO

A Resolução CAU/BR nº 75 determina que a responsabilidade técnica seja indicada em projetos, obras e serviços de arquitetura e urbanismo. A indicação deve ser feita em documentos, placas, peças publicitárias, conforme o caso, sendo um direito da sociedade o acesso à informação, para se certificar de que os serviços técnicos são prestados por profissionais habilitados. Além disso, a indicação de responsabilidade técnica é um mecanismo de aperfeiçoamento do exercício profissional, de fomento às boas práticas profissionais e um direito do(a) arquiteto(a) de ter a sua autoria reconhecida.

No caso de documentos oficiais que tratam do projeto ou da obra e peças publicitárias, informações sobre arquitetos(as) e urbanistas ou empresas da área responsáveis por serviços técnicos devem incluir os números de CPF ou CNPJ. Ainda, pode ser afixado na placa um adesivo com um código QR Code (saiba como emitir QR Code para RRT), por meio do qual poderão ser acessados os dados dos RRTs relacionados à obra.

A placa deve ser mantida no local desde o início até o término da obra. A responsabilidade pela fixação e manutenção da placa é exclusiva do(a) arquiteto(a) e urbanista ou da pessoa jurídica que emite os documentos ou produz as peças de divulgação.

 

Se houver dúvidas sobre este ou outro assunto, entre em contato com Atendimento CAU/CE, de segunda a sexta, de 8h30 às 13h, através do telefone (85) 3055.6440 ou envie e-mail para atendimento@cauce.org.br.

7 respostas

    1. Olá Victor. O arquivo para edição está disponível em extensão Illustrator (.Ai).

      Atenciosamente,
      CAU/CE

    1. Olá Yuri Alencar. Agradecemos seu comentário. Iremos providenciar os arquivos na extensão .PS (Photoshop) e atualizar em nosso site em breve. Lhe comunicamos assim que realizarmos essa atualização. Nos acompanhe em nossas redes e não deixe de acessar SICCAU e manter seus dados atualizados.

      – WhatsApp e Telegram de notícias do Conselho
      Para contribuir na divulgação de informações relacionadas ao exercício profissional da Arquitetura e Urbanismo, o CAU/CE disponibiliza agora mais canais de informações: Whatsapp e Telegram de notícias do Conselho.

      Grupo WhatsApp: bit.ly/2UUfRnl.
      Grupo Telegram: t.me/caucenoticias.

      A administração dos grupos é feita pela Assessoria de Comunicação do Conselho, e os demais participantes não poderão postar mensagens. O intuito do grupo, portanto, é estritamente orientativo.

      – Atendimento CAU/CE
      Segunda a sexta, de 8h30 às 13h, através dos seguintes contatos:

      Telefone – 85 3055.6440
      Atendimento WhatsApp CAU/CE – https://bit.ly/3kXTawg
      E-mail – atendimento@cauce.org.br

      Atendimento presencial mediante agendamento. Entre em contato para verificar disponibilidade de horários.

      – Ouvidoria CAU/CE
      A Ouvidoria permanece com seu contato interativo pelo WhatsApp (e também Telegram) através do número: 85 99103-4542 e e-mail ouvidoria@cauce/gov.br

      Atenciosamente,
      CAU/CE

  1. No caso de fornecimento de vidro(fábrica) ou a de esquadrias de alumínio quem deve ser citado como responsável técnico? E TEM que ter a logo da CAU?

    1. Olá João Lopes. Tudo bom? Agradecemos seu comentário. Para tirar essa dúvida sobre responsabilidade técnica, por gentileza, envie sua pergunta para o e-mail atendimento@cauce.org.br . A inserção da Logo do CAU é opcional. As informações obrigatórias que devem constar são as seguintes:

      01. Nomes dos(as) responsáveis técnicos(as) com identificação dos números de RRT correspondentes das atividades técnicas desenvolvidas;
      02. Título profissional e número(s) de registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU);
      03. Atividades técnicas desenvolvidas;
      04. Nas placas de obras devem constar também o endereço, e-mail ou telefone dos(as) arquitetos(as) e urbanistas o da(s) pessoa(s) jurídica(s) de Arquitetura e Urbanismo.

      Qualquer outra dúvida, entre em contato conosco, de segunda a sexta, de 8h30 às 13h, através de:

      Telefone – 85 3055.6440
      Atendimento WhatsApp CAU/CE – https://bit.ly/3kXTawg
      E-mail – atendimento@cauce.org.br

      Atenciosamente, CAU/CE.

  2. Olá pessoal! Uma dica pra vocês que não usam/têm o Illustrator
    Usem o site chamado Convertio pra converter pro formato de arquivo que vocês possam usar. Recomendo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Escritório cearense vence o Prêmio ArchDaily Brasil Obra do Ano 2024

CAU/CE representado na Conferência Trienal de Fiscalização do CAU/BR

CAU/CE promove minicurso “Marketing digital para arquitetos(as)”

Skip to content