Destaques

Reunião com arquitetos em Juazeiro trata de temas referentes à fiscalização

Representantes do CAU/CE reunidos com arquitetos da região do Cariri
Representantes do CAU/CE reunidos com arquitetos da região do Cariri

Os arquitetos da região do Cariri puderem se reunir com os representantes do Conselho de Arquitetura e urbanismo do Ceará (CAU/CE) a fim de ouvi-los sobre as ações da entidade e questioná-los sobre as principais dúvidas. O evento ocorreu na tarde do dia 3 de junho, na Faculdade Paraíso do Ceará (FAPCE), estando presentes Odilo Almeida, Delberg Ponce de Leon – presidente e vice-presidente do CAU/CE, respectivamente – e Erick Rolim, agente de fiscalização do CAU/CE.

Após breve apresentação da entidade e da importância de se estabelecer esse contato mais próximo com os profissionais da região, o presidente do CAU/CE permitiu que os arquitetos aproveitassem o momento para expor as dúvidas e questionamentos. Entre os tópicos mais abordados, os participantes indagaram sobre aspectos técnicos, como o Registro de Responsabilidade Técnica, a identificação dos responsáveis nas obras realizadas nas cidades e a própria fiscalização do Conselho.

Participantes da reunião expõem questionamentos
Participantes da reunião expõem questionamentos

Contando com sua experiência diária na fiscalização, Erick Rolim, fiscal do CAU/CE, foi incisivo ao tratar sobre identificação de responsável técnico em obras: “O arquiteto tem que ter a visão de que o Conselho não é só para ele, é para a sociedade. Então, cabe ao arquiteto divulgar o seu trabalho no sentido de que, ao passarmos por uma obra, possamos identificar o responsável técnico por ela, porque a sociedade cobra isso”. Erick ainda relatou a dificuldade de fiscalizar obras em virtude da ausência de informações no local para saber as possíveis irregularidades. E ressaltou que a disponibilidade de informações contribui, inclusive, para o próprio conhecimento da profissão pela sociedade, que entende o trabalho em Arquitetura e Urbanismo de modo muito restrito.

Representantes do CAU/CE respondem perguntas dos arquitetos
Representantes do CAU/CE respondem perguntas dos arquitetos

Uma novidade bastante útil aos arquitetos também foi apresentada pelos representantes do CAU/CE, indo ao encontro dos assuntos discutidos durante a reunião. Trata-se do aplicativo (app) para dispositivos móveis que visa apoiar a fiscalização, o MobiArq Protagonista. Odilo Almeida indicou os primeiro passos para ter acesso à ferramenta, disponível nas lojas online Play (Android) e na AppStore (Iphone). Em seguida, o presidente do CAU/CE explicou o modo de funcionamento do app: “O arquiteto pode fotografar o local e indicar o que for de suposta irregularidade”. Delberg Ponce de Leon destacou a grande vantagem de ser ter tecnologias como essa em benefício dos profissionais e que, por isso, mesmo deveria haver uma grande adesão pelos arquitetos. Foi, enfatizado, entretanto, que os registros feitos pelo MobiArq constituem contribuições ao Conselho, mas não são denúncias formalizadas, que devem ser feitas, principalmente, via SICCAU.

Reunião com profissionais ocorreu na FAPCE
Reunião com profissionais ocorreu na FAPCE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Escritório cearense vence o Prêmio ArchDaily Brasil Obra do Ano 2024

CAU/CE representado na Conferência Trienal de Fiscalização do CAU/BR

CAU/CE promove minicurso “Marketing digital para arquitetos(as)”

Skip to content