Destaques

CAU/CE promove Reunião de Acolhimento na Universidade Federal do Ceará

Buscando integração com as atividades estudantis, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU/CE) realizou, na tarde da última terça-feira, 14 de março, mais uma Reunião de Acolhimento e Orientações em espaço acadêmico, dessa vez, na Universidade Federal do Ceará (UFC). O objetivo é mostra a importância de uma conduta correta desde cedo, introduzindo as questões mais básicas relativas ao exercício profissional e esclarecendo as principais dúvidas, de acordo com a legislação específica.

Recebido pelo professor Romeu Duarte, chefe do departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFC, o vice-presidente do CAU/CE, Delberg Ponce de Leon, representou a entidade com apresentação institucional. Ele destacou que o conselho existe, sobretudo, para “defender a sociedade” dos maus profissionais e lembrou que hoje há uma tendência cada vez maior das profissões serem regulamentadas.

Para abordar e esclarecer os conteúdos técnicos, pertinentes aos futuros arquitetos e urbanistas, estiveram presentes a gerente técnica e de fiscalização do CAU/CE, Juliana Gurgel, e a agente de fiscalização Sarah Bastos. Um passo a passo sobre as atividades realizadas no Conselho foi mostrado de forma bastante acessível. Registro profissional é a primeira providência a ser tomada pelo recém-egresso.

Tópico sempre relevante é Registro de Responsabilidade Técnica (RRT). “O que vocês mais terão de fazer”, explicou Juliana Gurgel. O documento atesta a existência de profissional devidamente habilitado para executar determinada atividade. A fiscal Sarah ressaltou que o RRT além de comprovar a responsabilidade, também comprova experiência, como aconteceu com ela para participar de um concurso público no qual se exigia cinco anos de trabalho. A gerente técnica complementou informando que através dos RRTs o profissional pode pedir o seu Acervo Técnico.

Condutas passíveis de sanções também foram discutidas, entre elas o exercício ilegal da profissão. Juliana mostrou como fazer uma denúncia, por meio de serviço online. “O ideal é que sejam anexadas provas”, esclareceu. Ainda foi lembrada a utilização das Tabelas de Honorários, que estabelecem parâmetros para o cálculo de remuneração. “Um dos maiores avanços da nossa profissão, com repercussão fora do Brasil”, finalizou o vice-presidente do CAU/CE.

Para a estudante Benny Franciss, do 8º semestre, a palestra do CAU/CE foi bastante proveitosa. Ela destacou que os conteúdos tratados “fazem parte da profissão, mas não apresentados durante a graduação”. “Deu para tirar as dúvidas, principalmente, sobre RRT”, avalia, dizendo agora ter entendido que o documento serve para sua própria garantia como profissional.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Escritório cearense vence o Prêmio ArchDaily Brasil Obra do Ano 2024

CAU/CE representado na Conferência Trienal de Fiscalização do CAU/BR

CAU/CE promove minicurso “Marketing digital para arquitetos(as)”

Skip to content