Concursos AU

4º Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake Akzonobel abre inscrições para 2017

O Instituto Tomie Ohtake e a AkzoNobel dão continuidade ao mapeamento da produção arquitetônica contemporânea, ao destacar, pelo quarto ano consecutivo, projetos significativos construídos no panorama atual brasileiro. A relação urbana e o comprometimento com o sítio de implantação e a sustentabilidade, bem como a inventividade projetual e construtiva são os critérios fundamentais que norteiam o 4º Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel. 

Para essa quarta edição, as inscrições (gratuitas) devem ser feitas online, de 23 de março a 30 de abril de 2017, no site do Instituto Tomie Ohtake (www.institutotomieohtake.org.br), no qual há informações completas sobre a premiação, como edital, plataforma de inscrição etc.

O júri, formado pelos arquitetos Carla Juaçaba, Gustavo Penna, Nabil Bonduki e Priscyla Gomes, selecionará os dez trabalhos finalistas que participarão da exposição na sede do Instituto Tomie Ohtake, que estará aberta ao público de 10 de agosto a 17 de setembro de 2017. Na inauguração do evento, serão anunciados os vencedores.  Os arquitetos responsáveis pelos três projetos premiados receberão viagens internacionais.

Uma mostra de filmes sobre arquitetura, projetada na fachada do edifício que abriga o Instituto Tomie Ohtake, faz parte da programação paralela, assim como ações educativas para o público jovem que têm por objetivo promover uma discussão sobre a relação das pessoas com a arquitetura e o urbanismo nos espaços que habitam.

O Prêmio Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel desde a sua primeira edição (2014), recebeu 334 projetos inscritos, provenientes de 18 Estados e do Distrito Federal. Na edição passada, 2016, o 1º lugar ficou com Pedro Tuma (Terra e Tuma Arquitetos Associados) com o projeto Casa Vila Matilde (São Paulo, SP, 2015), enquanto Nathalia Cantergiani (cantergiani+kunze Arquitetos) foi a segunda colocada, com o Edifício Península (Porto Alegre, RS, 2010/2013), e Alexandre Brasil Garcia (Arquitetos Associados) foi o terceiro, com a Galeria Maxita Yano Claudia Andujar (Inhotim, Brumadinho, MG, 2014/2015). Já Fabio Riff (Vapor 324), recebeu uma menção honrosa pelo Tuju Restaurante, em São Paulo.

Inovação, sustentabilidade e o desenvolvimento de cidades mais humanas estão entre os pilares de sustentação dos valores da AkzoNobel, portanto, sedimentar o relacionamento com o Instituto por meio desta quarta edição e participar novamente de um projeto que coloca em evidência projetos urbanísticos e premia soluções inovadoras, sustentáveis e integradas ao meio que os cerca não poderia ser mais gratificante para nós”, afirma Heder Frigo, presidente da AkzoNobel no Brasil.

Sobre o Prêmio

O Prêmio é exclusivamente destinado a arquitetos brasileiros ou estrangeiros que vivam no Brasil há pelo menos dois anos, com até 45 anos de idade (nascidos a partir de 1º de janeiro de 1972), e projetos construídos durante os últimos dez anos. Arquitetos, escritórios de arquitetura ou coletivos de arquitetos podem se inscrever com mais de um projeto, o que contribui para demonstrar um panorama da arquitetura brasileira nos seus mais variados contextos.

Os dez projetos finalistas participam da exposição na sede do Instituto Tomie Ohtake, registrada em catálogo, e os vencedores, anunciados na inauguração da mostra, são contemplados com viagens internacionais.

O Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel é resultado de uma parceria entre o Instituto Tomie Ohtake e a AkzoNobel, multinacional holandesa que atua nos segmentos de tintas, revestimentos e especialidades químicas, e se insere nas perspectivas do Instituto, enquanto instituição cultural, ao promover iniciativas no campo da arquitetura, do urbanismo, das artes plásticas e do design.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso gratuito da ABNT no CAU/CE

Arquiteto(a) e Urbanista deve fazer RRT ao realizar atividades técnicas de Arquitetura e Urbanismo

Chamamento Público: CAU/CE busca parcerias para a EXPOCONSTRUIR Nordeste 2024

Skip to content