
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU/CE) esteve presente na noite de ontem, 1º de dezembro, na Universidade de Fortaleza (Unifor). O objetivo foi realizar mais uma Reunião de Acolhimento e Orientações em um espaço acadêmico com maior participação estudantil.
A professora Camila Girão, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifor, fez a abertura do evento, reforçando a necessidade dos estudantes em estabelecer, desde o início, uma relação com o Conselho. “Vocês que estão se formando neste semestre vão precisar logo mais do registro no CAU”, disse, explicando que o graduado só pode se designar arquiteto e urbanista após se registrar.

Representando a entidade, ministraram os conteúdos institucionais e técnicos a gerente técnica e de fiscalização Juliana Gurgel, o analista arquiteto Luiz Claudio Lins e a fiscal Sarah Bastos. Juliana Gurgel iniciou sua fala lembrando a importância de uma conduta correta desde cedo, seguindo o que diz a legislação específica. Para tanto, a abordagem temática foi no sentido de introduzir as questões mais básicas relativas ao exercício profissional e esclarecer as principais dúvidas.
Entre os tópicos tratados, estiveram Registro de Responsabilidade Técnica (RRT), condutas passíveis de sanção, cadastro de denuncias e Tabelas de Honorários. Um tema que também levantou questionamentos foi a própria fiscalização realizada pelo CAU/CE. A fiscal Sarah pode relatar a prática cotidiana da função, explicando os mecanismos utilizados para fiscalizar.
A estudante Ana Jéssica Lima, do 10º semestre, achou o evento “extremamente importante”. “Eu tinha curiosidade de saber o que nós precisamos fazer assim que nos formamos, quais são as nossas obrigações legais, e o que o Conselho nos oferece em contrapartida, como ele age”, disse.


