ATHIS

Edital de ATHIS 2022 financiará ações em áreas atingidas por desastres ambientais

Edital ATHIS CAU/BR

O CAU Brasil lançou o Edital 05/2022 que vai apoiar projetos de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS). A chamada pública permitirá o investimento de R$ 1,5 milhão na prevenção e mitigação de riscos climáticos e recuperação de áreas degradadas por desastres ambientais ocorridos nos últimos cinco anos, entre 2018 e 2022. As informações estão disponíveis no portal www.caubr.gov.br/moradiadigna, onde também é possível acessar o formulário de inscrição dos projetos entre 28 de junho e 1º de agosto de 2022, prazo estabelecido pelo edital. 

 

Poderão participar da concorrência Organizações Sociais que preencham os requisitos previstos no Artigo 2º da Lei nº 13.019/2014 para firmar parceria com o CAU Brasil por meio de Termos de Fomento. Os projetos poderão pleitear até dez das sessenta cotas de R$ 25.000 disponíveis e, caso selecionados, deverão executar as ações entre outubro de 2022 e novembro de 2023. 

 

SOLUÇÕES A PARTIR DA ARQUITETURA E URBANISMO

1 – Barragem rompida em Cataguases (MG, 2003) | 2 – Barragem rompida em Bom Jardim de Miraí (MG, 2007) | 3 – Deslizamentos na região serrana do Rio de Janeiro (RJ, 2011) | 4 – Barragem do Fundão em Mariana (MG, 2015) |  5 – Deslizamento Petrópolis (RJ, 2016) | 6 – Seca no Brasil (2017) | 7 – Deslizamento Niterói (RJ, 2018) |  8 – Barragem Mina do Feijão em Brumadinho (MG, 2019) |  9 – Incêndios no Pantanal (Centro-oeste, 2020) |  10 – Enchentes Sul da Bahia e MG (2021) |  11 – Deslizamentos na região serrana do Rio de Janeiro (RJ, 2022)

 

Nos últimos 20 anos, o território brasileiro sofreu diversos desastres ambientais de grande proporção e estas ocorrências se mostram cada vez mais frequentes. Segundo relatório da Confederação Nacional de Municípios (CNM), apenas nos cinco primeiros meses deste ano, 457 pessoas morreram em consequência do excesso de chuvas no Brasil. Municípios como Franco da Rocha (SP), Petrópolis (RJ), Recife e região metropolitana (PE) e diversas cidades da Bahia enfrentam situações de risco e de extrema vulnerabilidade em função das enchentes. 

 

Com o Edital, o CAU Brasil deseja viabilizar soluções propostas por profissionais de arquitetura e urbanismo para a reconstrução das cidades e evitar novos desastres por meio da ATHIS e da Regularização Fundiária. O edital considera que estas duas ferramentas tem potencial transformador para a vida das pessoas, com impacto na saúde, igualdade de gênero, ensino e outras demandas sociais convergentes com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. 

 

O Edital de ATHIS 2022 é mais uma ação do Programa Mais Arquitetos, campanha nacional por moradia digna com valorização da arquitetura e urbanismo, realizada pelo CAU Brasil desde o ano passado. O orçamento é proveniente de recursos próprios, o que ocorre desde 2016, quando o CAU deliberou pela destinação de 2% do orçamento anual para apoiar ações voltadas para a promoção da assistência técnica pública e gratuita para as famílias de baixa renda com base na Lei Nº 11.888/2008. O volume financeiro disponibilizado este ano teve um incremento de 50% em relação ao edital de 2021, atualmente em fase de execução. 

 

Acesse todas as informações do Edital de ATHIS 2022 no portal Moradia Digna: www.caubr.gov.br/moradiadigna

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso gratuito da ABNT no CAU/CE

Arquiteto(a) e Urbanista deve fazer RRT ao realizar atividades técnicas de Arquitetura e Urbanismo

Chamamento Público: CAU/CE busca parcerias para a EXPOCONSTRUIR Nordeste 2024

Skip to content