
Transmitir um pouco de experiência profissional a quem está iniciando a carreira. Esse foi um dos objetivos do último Arquitetura e Urbanismo em Debate (AUD), que aconteceu no dia 25 de maio, na Fiec, tendo como palestrante o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU/CE), Odilo Almeida. Ele abordou diversos aspectos geradores de dúvidas nos recém-ingressos no mercado de trabalho.
Realizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Ceará (IAB-CE), o evento foi aberto pelo presidente da entidade, Custódio Santos, que destacou a relevância e a atualidade do tema. Para ele, a estrutura do escritório precisa ser revista, e os profissionais necessitam, cada vez mais, ampliar os conhecimentos e desenvolver formas de abranger o mercado. Por isso, a importância de um profissional experiente, indicando caminhos que não se aprendem na universidade e ajudando a evitar o “método tentativa e erro”, como bem ressaltou Odilo Almeida.
Resumindo o conhecimento que construiu ao longo dos anos, o presidente do CAU/CE apresentou pontos significativos para o bom desempenho do exercício profissional, enfatizando sempre o aspecto amplo que possui a Arquitetura e Urbanismo, sendo diversas as atribuições de quem trabalha na área. De modo a solucionar problemas, Odilo compartilhou informações práticas, pois, como destacou o arquiteto, “é muito simples quando se sabe os procedimentos, mas, quando não se sabe, erra-se muito até aprender”.

A vasta possibilidade de atuação profissional, os setores do mercado de trabalho a serem explorados e quanto cobrar por projetos e serviços foram alguns pontos tratados. Odilo Almeida lembrou a importância das Tabelas de Honorários, sistema inteligente para cálculo de valores cobrados pelo arquiteto, ressaltando que a utilização delas é recomendada pelo Código de Ética do CAU/BR.
Finalizando sua participação, o presidente do CAU/CE disse que “o exercício profissional exige bem mais do que saber projetar, é preciso interagir com os colegas e a sociedade, conhecer o mercado de trabalho e entender a gestão econômica e financeira da atividade”. Para ele, o profissional deve planejar a carreira e traças metas. O bom planejamento ajuda a garantir melhores resultados. “É fundamental conhecer a legislação, manter-se atualizado com relação a ela e com os procedimentos e tecnologias que norteiam o exercício profissional”, encerrou.