AU

Presidente do CAU/CE participa de reunião do Conselho Estadual das Cidades

A 24ª reunião do Conselho Estadual das Cidades do Ceará (ConCidades) ocorreu no dia 7 de março. Tendo participação de representantes do Poder Público e da Sociedade Civil, o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU/CE), Odilo Almeida, esteve presente na ocasião, representando a entidade.

O evento teve como discussão a preparação das Conferências Municipais das Cidades e da Conferência Estadual das Cidades, que vão acontecer neste ano. Definindo planos de ação para dar apoio técnico aos municípios, as conferências são importantes para elaboração de Políticas de Desenvolvimento Urbano.

Como pauta da Conferência das Cidades, Odilo Almeida propôs ao ConCidades estimular a presença de arquitetos e urbanistas nas cidades do interior do estado. Para tanto, uma comissão do Conselho irá elaborar uma proposta de resolução a ser aprovada pelo órgão, pretendendo incentivar a criação da residência em Arquitetura, semelhante a uma pós-graduação.

O objetivo é selecionar arquitetos que desejem trabalhar no interior do estado por, no mínimo, um ano mediante o recebimento de bolsa, paga pela Secretaria das Cidades. A serviço das prefeituras, eles devem participar de atividades de planejamento urbano, projetos de edificações e projetos de habitação de interesse social.

“92% dos arquitetos do Ceará estão na capital. As cidades do interior estão crescendo rapidamente de forma desordenada por falta de quadros técnicos de trabalho nas prefeituras. Todos os anos, obras simples perdem muitos recursos porque não há equipes com arquitetos para elaborar projetos”, explica Odilo Almeida, presidente do CAU/CE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

RESULTADO DEFINITIVO: Editais de Patrocínio Literário e Jornalismo já tem listas definitivas dos vencedores

RESULTADO DISPONÍVEL – Edital de Arquitetura, Urbanismo e Cidade

EVENTO “Síndico Alerta: o papel do(a) arquiteto(a) e do(a) síndico(a) em reformas e manutenções prediais.”

Skip to content